TAINAN PROMETE TÍTULO

A terceira e última etapa do circuito cearense de bodyboarding 2015, projetada para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2016, na praia do Beach Park, em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, reserva uma disputa alucinante pelo título da principal categoria do masculino, envolvendo, nas cinco primeiras colocações do ranking, quatro cearenses e um pernambucano, e ainda gera uma enorme expectativa quanto a um bi-campeonato cearense profissional da nossa tricampeã mundial, Isabela Sousa.

O empresário Tainan Monte, proprietário da High Score, loja situada no shopping Center Um, aqui em Fortaleza, e especializada no esporte, é o cearense melhor colocado nessa disputa, estando à frente de João Paulo “Jeff”, Fábio Rodrigues (vice-campeão cearense profissional 2014) e João Antônio “Juba”, respectivamente, mas se encontra na segunda colocação do ranking 2015, atrás do pernambucano bicampeão brasileiro Raul José (júnior 2009 e amador 2011).

Considerando-se “rei do vice”, numas trocas de mensagens por um aplicativo, ele quer acabar com o “auto-estereótipo” e está bem cotado para conquistar, de forma inédita na sua carreira, o título de campeão cearense profissional, pois, experiência possui de sobra e vem numa ascensão em se tratando de qualidade no desempenho.

Tainan Monte nasceu no ano de 1985, acabou de completar 30 anos de idade, começou a surfar na Praia de Iracema há 19 anos, se profissionalizou em 2002 e, em 2006, após conquistar o vice-campeonato brasileiro da principal categoria, assinou seu modelo de shape da marca Gênesis. Ano seguinte, no Chile, conquistou por equipe um dos seus principais títulos, campeão pan-americano. Além dessas conquistas, foi campeão cearense em 98 e 99 na categoria mirim; vice-campeão brasileiro mirim em 99; vice-campeão brasileiro e cearense, amador, no ano 2001; vice-campeão sul-americano open de bodyboarding 2006, terminando aquele ano na 8ª colocação do ranking latino-americano (IBA) e na 32ª colocação do mundial (IBA); e por fim, foi vice-campeão cearense da principal categoria no ano de 2007, pela LCB – Liga Cearense de Bodyboarding, e 4º no ranking 2014.

Ademais, participou, em várias temporadas, do circuito mundial, terminando na terceira colocação no BÚZIOS BODYBOARDING 2010, etapa realizada no mês de maio daquele ano, na praia de Geribá, em Búzios/RJ, juntamente com o bodyboarder Lucas Nogueira, ficando atrás somente do vencedor, o francês campeão mundial 2011, Pierre Louis Costes, e do nosso brasileiro hexacampeão mundial, Guilherme Tâmega.

Contudo, seu pior momento foi no mês de setembro de 2008, na etapa espanhola do mundial, quando deslocou o ombro e teve que passar por uma cirurgia para recuperação de um ligamento. Aquele ano vinha sendo ótimo para Tainan, pois se encontrava em 3º lugar no ranking nacional e 15º no mundial, porém, e mesmo assim, através do seu empenho, conseguiu se recuperar em aproximadamente um semestre, e voltou às competições internacionais já no ano seguinte, tendo participado no mês de abril da etapa nacional do mundial, ocorrida na praia de Estaleirinho, no Balneário Camboriú/SC. Em 2012, também competiu na etapa brasileira do IBA World Tour, o RIO BODYBOARDING INTERNATIONAL.

Considera Guilherme Tâmega o maior de todos os bodyboarders da história do esporte, e justificou sua escolha argumentando que nosso hexacampeão mundial foi o que ganhou o maior número de etapas, e em eventos com diferentes condições, além de ter sido o atleta que mais disputou títulos mundiais, somando os seis que conquistou com todos os vice-campeonatos. E alfinetou: “vejo a nova geração pagando pau pros gringos e tenho vontade de rir.”

Nosso tri-vice-campeão brasileiro (mirim, amador e profissional), bolsista como atleta vários anos do Governo do Estado do Ceará, ainda revelou que sua maior onda surfada foi Zicatela, em Puerto Escondido, no México (12 pés), e que está muito próximo de alcançar sonho de conhecer e enfrentar as ondas da ilha havaiana.

Tainan Monte, o blog “Nas Ondas do Ceará” lhe deseja boa sorte!

Na foto, de minha autoria, Tainan com seu filho e com seu maior ídolo no esporte, o brasileiro hexacampeão mundial, Guilherme Tâmega.

Fontes:

Tainan Monte;

globoesporte.globo.com;

esporte.ce.gov.br;

blog.opovo.com.br;

surfcultura.blogspot.com.br;

issuu.com/joaohc/docs/projeto_fbce;

insidebb.com.

 

 

One comment

  1. Tainan Monte sempre mostrou que tinha e tem sangue Bodyboard em sua trajetória brilhante como atleta que ate hoje é de grande valia e sem falar como empresário de sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s