NEYMARA NA FESTA CEARENSE

Neste último final de semana, de 19 a 21 de fevereiro de 2016, aconteceu na Praia do Futuro, ao lado da barraca Guarderia Brasil, a maior etapa de circuito estadual já realizada no país, ofertando a maior premiação (dezesseis mil reais), com uma grande quantidade de inscritos (180) e reuniu atletas profissionais que, somando seus títulos, chegamos ao número histórico de 08 (oito) campeonatos mundiais e 12 (doze) nacionais, além de vários ISA GAMES.

O evento encerrou o circuito estadual 2015, mas também pontuou no ranking deste ano, já que também serviu como primeira etapa 2016, e foi uma das competições mais importantes da história local do esporte, tendo sido a mais importante da gestão Tom Santiago, à frente da FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará) desde o ano de 2012.

A disputa contou com a presença de Isabela Sousa, cearense bicampeã brasileira (10/11) e tricampeã mundial (10/12/13); Roberto Bruno, cearense pentacampeão nacional (98/01/02/03/04) e o segundo maior detentor de títulos brasileiros da história; Neymara Carvalho, capixaba eneacampeã nacional (99/00/01/03/04/05/06/07/12) e pentacampeã mundial (03/04/07/08/09), maior vitoriosa da história do esporte; além de Éder Luciano, catarinense campeão brasileiro 2011 e atual campeão do ISA WORLD BODYBOARDING CHAMPIONSHIP. Contou ainda, com a presença de vários campeões brasileiros amadores, dentre eles, a cearense Patrícia Setúbal (2002), o cearense Erik Silvino (2012) e o pernambucano Raul José (2011).

O quadro técnico também foi de alto nível, tendo no comando um dos maiores julgadores deste país, Paulo de Tarso, o “Mano”, atualmente um dos diretores da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding), pioneiro da arbitragem cearense e nacional, primeiro presidente da primeira entidade de bodyboarding do estado – a ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará) – além de ter sido um dos árbitros da competição no Guarujá, São Paulo, em 1995, que consagrou o cearense Melk Lopes como o primeiro atleta brasileiro a vencer uma etapa de mundial no país. O outro head-judge desta etapa do Cearense, foi o pernambucano Alison Torres, na atividade desde 1996 e que já julgou por vários anos o circuito brasileiro, inclusive, uma etapa de mundial no país, ocorrido em Rio Das Ostras/RJ, o que fez desta etapa de Cearense a primeira comandada também por um head de outro estado. Completaram o quadro técnico, os árbitros: Walderi Júnior (head-judge), Reginaldo Cabral, o pernambucano Joás Silva, Renato Pinguim, Vladinir Maciel (campeão brasileiro mirim 99), David Slow e a minha pessoa (Marley Araújo). A competição teve na locução Ednardo Peixoto, ex-árbitro do Ceará e Rio de Janeiro, além de Rodrigo Silva, que também julgou no primeiro dia do evento, pela manhã. Como beach-marshall, Nadya Kelly, também árbitra do quadro técnico da ACEAB.

DSC_4214 DSC_4216

No profissional feminino, Neymara Carvalho ficou nas semi-finais e assistiu o título da etapa e do circuito cearense indo para o Caça e Pesca, com a vitória de Patrícia Setúbal, agora tetracampeã cearense da categoria (09/10/11/15), numa bateria disputadíssima formada também pela bicampeã cearense profissional (12/13), Renata Úrsula; pela Isabela Sousa (campeã cearense profissional 2014), que terminou em terceiro; e a capixaba Maira Viana, que terminou em quarto.

No profissional masculino, o título da etapa também foi para o Caça e Pesca, com a incrível vitória do aluno de Patrícia Setúbal, Diego Gomes, na sua primeira competição na categoria. Em segundo, Eduardo Freitas; terceiro, o grande Roberto Bruno; e em quarto o agora campeão cearense profissional 2015, local do Icaraí, João Paulo “Jeff”.

DSC_4315 DSC_4506

A escolinha GBB (Geração Bodyboarding), do Caça e Pesca, também venceu a etapa na categoria open masculino, fato que consagrou Diego Gomes campeão cearense 2015. Na open feminino, Sabryne Saiory, do Titanzinho, venceu a etapa e se tornou campeã cearense.

Na máster, Gleuson Farias venceu a etapa, mas Francisco Robson “Bob” se consagrou campeão cearense. Erick Silvino venceu a Pró-Jr, mas Guilherme Câmara foi o campeão da temporada. Na iniciante, Mateus Gomes, também da GBB, venceu a etapa e o circuito, e na estreante a EBP (Escolinha de Bodyboarding do Pecém) consagrou seu primeiro campeão cearense, Weverton Matousa.

A etapa também se tornou especial, devido a participação de Amadeu Júnior, já que a chuva atrasou o início do evento nos dois primeiros dias, principalmente no sábado, mas o empenho e a técnica desse grande do esporte cearense possibilitou, e com qualidade, o encerramento de toda a disputa dentro dos dias programados. Além disso, três grandes atletas do passado voltaram a competir, Joana Nóbrega, pentacampeã cearense (94/95/96/97/98); Gustavo Tavares, campeão nordestino 1995, tri-vice-campeão cearense profissional (91/94/96) e que conquistou o vice-campeonato na categoria máster desta competição; como também Amaya Takei, campeã cearense 1999. 

DSC_4470 DSC_4361

Parabéns a todos que contribuíram para a realização desse grande evento, mas principalmente, a FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará) que comandou toda a festa cearense!

Fotos do evento: https://www.facebook.com/marleyaraujoartephotography/?ref=bookmarks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s