O FIM DA “ERA” TOM SANTIAGO

Através de carta de despedida publicada em rede social, tivemos ontem a triste notícia da saída de Tom Santiago da presidência da FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará), depois de uma grande gestão que começou em setembro de 2011, fez seu primeiro circuito cearense no ano de 2012 e veio a terminar após alcançar quatro anos e sete meses de existência.

Nas suas palavras, Tom Santiago deixou claro que o motivo da decisão foi pessoal e que o grande projeto da vida dele agora passa a ser sua família e o sonho de ser pai. Logo em seguida, aquele grande bodyboarder agradeceu a todos que acreditaram e apoiaram sua gestão, inclusive, citando nomes, começando pelos parceiros Tainan, da loja HighScore; o editor esportivo do blog Manobra Radical do Diário do Nordeste, George Noronha; o vice-presidente da federação, Romário Costa; o pentacampeão cearense, Luís Gustavo (“Gustavinho”); além de “Arilson”, “Bob”, “Fasola”, “Matheus”, e a imprensa, nas pessoas de Paulo César Norões e Marcos Montenegro. Agradeceu também à “família Pena”, inclusive, externando a relação estreita que tinha com todos, e por último mostrou gratidão àqueles que revelou como seus mestres, e que foram, na ordem original: Paulo de Tarso, o “Mano”; Amadeu Júnior; Miguel Ângelo; Ednardo Peixoto; “Gordinho”, do Espírito Santo; Marcelo Pedro; os atletas fenômenos, Guilherme Tâmega e Neymara Carvalho; e o cearense Roberto Bruno, o maior vencedor da história local do esporte. Pediu desculpas, se por acaso esqueceu de reconhecer alguém, e encerrou dizendo que sua decisão não se tratava de um adeus, mas de um “até logo”.

Wellington Santiago, conhecido por todos como “Tom Santiago”, começou a praticar bodyboarding no mês de dezembro de 1999 e no ano seguinte resolveu competir, mais precisamente no mês de agosto de 2000, tendo terminado aquela temporada com a proeza de já conquistar o título de vice-campeão cearense da categoria estreante. No ano seguinte, deu um passo a mais mudando de nível, indo para a iniciante, e voltou a obter o vice-campeonato cearense, chegando a vencer a 3ª etapa, no Icaraí. No ano de 2002, terminou em quinto no ranking cearense da categoria amador e em sétimo na pro/am, mas também encerrou aquela temporada em 14º no ranking nacional amador, alcançando esse resultado com a participação em apenas três etapas de um total de oito. Em 2006, competiu pela primeira vez uma etapa de mundial, em Rio das Ostras/RJ, tendo repetido essas participações internacionais nas temporadas seguintes.

Como dirigente, terminou sua “era” sendo considerado pela grande maioria, senão por todos, como um dos melhores que o bodyboarding cearense teve, inclusive, realizando uma das maiores etapas de circuito local da história (a última), por ter conseguido a marca expressiva de 180 (cento e oitenta) inscritos, a maior premiação que o esporte ofereceu (R$16.000,00) e a presença de grandes atletas de outros estados, com nível internacional, que foram Neymara Carvalho e Éder Luciano.

Na sua gestão, realizou quatro temporadas do circuito local e deixou a quinta iniciada (2016), mas já na primeira, em 2012, conseguiu o feito de incluir o pico berço do bodyboarding cearense, a Ponte Metálica, como sede da última etapa daquele ano, depois de um período de ausência. Durante sua passagem à frente da federação, a ACEAB foi criada, três cursos para formação de novos árbitros foram realizados, aconteceu a terceira palestra de Guilherme Tâmega no estado, assim como duas homenagens ao “rei do bodyboarding cearense”, Francisco Rosa, numa definição de Roberto Bruno. Além de tudo isso, houve o resgate de quase toda a história cearense do bodyboarding, através deste blog, logo após encontro pioneiro (1º Encontro Geração Morey Boogie), como também o retorno de grandes do esporte, como Paulo de Tarso, Miguel Ângelo e Ednardo Peixoto.

Com relação aos atletas mais vencedores na “era” Tom Santiago, no profissional masculino foi Roberto Bruno, com dois títulos cearenses (12/13); no profissional feminino, Renata Úrsula, também com dois títulos e, coincidentemente, nos mesmos anos; e na máster, Frederico Tavares, com a mesma quantidade de campeonatos, mas vencendo nas temporadas 2012 e 2014. Para completar, foi na gestão dele que nossa Isabela Sousa obteve o primeiro título cearense profissional (2014) e presenteou o estado com mais dois campeonatos mundiais (12/13), mas também foi com ele à frente, na última etapa realizada, que tivemos o retorno às competições de grandes do esporte local, que foram Gustavo Tavares (campeão nordestino 1995), Joana Nóbrega (pentacampeã cearense 94/95/96/97/98), além de Amaya Takei, campeã em 1999.

Particularmente, foi no mandato do Tom Santiago que competi pela primeira e única vez, exatamente na derradeira etapa da Ponte, onde, por isso, terminei o ano com a honrosa última colocação no ranking da máster, mas foi também na mesma gestão que me tornei árbitro da ACEAB (depois de um pedido meu e a indicação dele para o primeiro curso arbitral), fotógrafo, blogueiro e, portanto, tenho muito o que lhe agradecer. A alegria que sinto com sua saída, e acho que todos sentem, é porque cuidará da sua vida, da sua família e de seu sonho de ser pai, mas também porque deixa a certeza que ganhamos um grande dirigente, com a capacidade, até, de ressuscitar o circuito nacional.

Boa sorte “companheiro”!      

4 comments

  1. Parabéns muleke! Seu trabalho deixou marcas e raizes. Que venham novos sonhos. Tenho certeza que será com a mesma paixão. Paula super companheira em todas as etapas. Sucesso!

  2. Parabéns meu quase irmão-primo! com certeza sua passagem por esse esporte, veio a contribuir muito para o valor do bodyboarding cearense e nacional, DEUS abençoe o seu novo projeto de vida “FAMILIA” muito importante, e abaixo de DEUS deve vir em primeiro lugar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s