AS BELAS, MAIS FERAS

O resgate histórico que vem sendo feito por este blog, com a colaboração daqueles que construíram essa história, tem como principal objetivo a obtenção de conhecimento sobre os atletas mais vencedores do estado, contudo, nesta matéria, vamos tratar apenas das nossas meninas, e resolvemos selecionar as quatro maiores. Entre elas, uma brilhou no passado do esporte local e, portanto, as outras três estão em plena atividade.

Apesar de ainda não ter completado a lista com todos os campeões cearenses, em todas as categorias, já posso afirmar, por faltar poucas informações na referida relação, que as maiores atletas do estado do Ceará são, em ordem de importância: Isabela Sousa, Patrícia Setúbal, Joana Nóbrega e Renata Úrsula. Minha afirmação é baseada em títulos locais, mas também, e claro, nos nacionais e internacionais.

A maior de todas não poderia ser outra, senão, aquela local do Icaraí, e que o mundo todo conhece: Isabela Sousa. Ela se encontra no topo de importância da lista, por conta, sem sombra de dúvidas, dos seus três títulos mundiais e dois nacionais, já que em se tratando de conquistas locais, Isabela fica atrás das outras, por possuir apenas um bicampeonato, sendo que um único troféu como campeã profissional, em 2014. Seu outro título cearense foi em 2007, quando só existia o amadorismo no feminino. Entretanto, Isabela foi a segunda nordestina a alcançar o título de campeã brasileira profissional, já que a alagoana Bianca Andrade conseguiu o feito em 1996, mas “Bela” é ainda a única desta região do país a conquistar um título mundial. Com relação à categoria amadora, nível nacional, Isabela foi a segunda cearense que conseguiu ser campeã brasileira, no ano de 2005.

Nossa segunda maior de todas é a atual campeã cearense, local da Praia do Futuro, e que recentemente conheceu às ondas de Puerto Escondido, em Zicatela, no México: Patrícia Setúbal. Ela foi a primeira cearense campeã brasileira amadora, em 2002, e no ano de 2012 conquistou outro título nacional, desta vez na principal categoria, mas pela ABFBB (Associação Brasileira Feminina de Bodyboarding). No circuito local, Patrícia é a maior vencedora na categoria profissional, com quatro campeonatos (09/10/11/15), como também a primeira tricampeã cearense profissional consecutiva.

Na terceira colocação desta lista de importância, apontamos Joana Nóbrega, a primeira pentacampeã cearense (94 – 98), apesar de todas essas conquistas terem sido de nível amador, pois naquela época ainda não existia o profissionalismo nas competições femininas locais. Ela também foi, a primeira cearense a ganhar uma etapa de circuito mundial no país, em 1996, quando amadora. Mas, soma-se a isso, o fato de Joana ter sido a primeira competidora profissional do Ceará (1998), alcançando seu inaugural título, nessa condição, fora do estado, mais precisamente no mês de dezembro daquele ano, quando foi campeã da 4ª etapa do circuito carioca. Na temporada anterior (1997), ela também se deu bem na etapa de Itacoatiara do circuito brasileiro, quando ganhou na categoria amadora e chegou à final na profissional, se tornando assim, a primeira alencarina a ganhar uma etapa de circuito brasileiro.

A quarta maior bodyboarder local, por enquanto, e também da Praia do Futuro, trata-se de Renata Úrsula, tendo em vista ter conquistado três títulos cearenses (08/12/13), sendo que dois deles profissionais e consecutivos (12/13). Renata é considerada pelas rivais e muitos atletas, como uma das melhores competidoras no circuito cearense, responsável por ter travado, durante três anos seguidos, uma disputa duríssima com nossa campeã mundial. Se juntarmos os outros dois títulos locais (02/03) de sua irmã, Patrícia Helena, chegaremos à família mais vitoriosa no feminino do bodyboarding cearense.

O blog “Nas Ondas do Ceará” parabeniza todas vocês, e agradece, em nome do esporte local, pelos títulos alcançados!  

One comment

  1. Parabéns pelo seu blog sem sombra de dúvidas um dos melhores que já li, onde é referente ao nosso querido amado BODYBOARD ❤ parabéns amigo 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s