BLOG: HISTÓRIA, NÚMEROS E NOVO PROJETO

Diferente de todas as outras matérias, nesta resolvemos tratar do próprio blog, detalhando tudo dele aos nossos leitores, já que alcançamos números impressionantes, por conta das importantes matérias sobre o bodyboarding cearense, mas também para apresentarmos seu novo grande projeto, voltado, claro, ao nosso esporte.

Este veículo de comunicação foi criado no dia 30 de março de 2012, portanto, há exatos quatro anos e dois meses, e nasceu com o objetivo de relatar todos os passos de minha trajetória de superação, já que há seis anos descobri ser portador de um reumatismo grave, crônico e degenerativo (espondilite anquilosante), o que me levou à aposentadoria precoce na condição de funcionário público estadual. Na matéria de apresentação, explicitei ainda a importância do bodyboarding nesse desafio, pois foi com a motivação de voltar a praticá-lo, após mais de uma década afastado, que consegui forças para o enfrentamento de encontrar e manter uma mínima qualidade de vida.

Muitos foram os relatos sobre esse retorno (ocorrido no dia 21 de fevereiro daquele ano, na Taibinha), começando pela volta ao pico que iniciei (Lido Brabo), local onde naquela década de oitenta me apaixonei profundamente pelo esporte, pois tive o privilégio de presenciar, juntamente com meu irmão e aquele que me incentivou para o bodyboarding (Eduardo Freitas, “Picolé”), os treinamentos dos três primeiros grandes do estado, ou seja, Francisco Rosa, Rogério Biola e Bira Teixeira, um verdadeiro show de bodyboarding.

Outro relato importante foi minha primeira participação em competições, na condição de atleta, um sonho realizado, apesar do resultado (último lugar na categoria máster), contudo, especial pelo fato também de ter sido na Ponte Metálica, pico berço do bodyboarding cearense. Entretanto, foi depois de outro registro importante dessa minha trajetória de superação, acerca da minha formação como árbitro da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding), que este blog começou a contar outra história e, em dois anos, devido a isso, foi tomado por uma explosão de acessos.

A outra história que me referi, no parágrafo acima, é a do bodyboarding cearense, pois havíamos decidido servir como uma ferramenta de conhecimento sobre o esporte, mas para isso teríamos que construir toda a história, já que não existia nada ainda a respeito e achávamos essencial saber e ter tudo sobre essa trajetória, também recheada de superações, para que pudéssemos, inclusive, reconhecer títulos, grandes conquistas, e entender os motivos que tornaram o Estado do Ceará referência nacional.

Depois de uma média de 200 (duzentos) acessos ao ano até 2014, em 2015 o blog atingiu 1034 (hum mil e trinta e quatro), mas foi, principalmente, com as visualizadas deste ano, que alcançamos a impressionante marca de 10.918 (dez mil, novecentos e dezoito), e ainda estamos no primeiro semestre.

Atualmente, o blog possui 45 (quarenta e cinco) trabalhos publicados, mas foi tratando do grande Francisco Rosa, na matéria “Rosa, 15 Anos de Saudades”, que ele explodiu, atingindo, somente no dia da publicação, os incríveis 1819 (hum mil, oitocentos e dezenove) acessos, e no mês de janeiro, juntamente com outras quatro matérias, a expressiva marca de 4778 (quatro mil, setecentos e setenta e oito), demonstrando assim, a importância desse bodyboarder para o estado, já que somente sua história, até o presente momento, foi acessada 3707 (três mil, setecentos e sete) vezes, enquanto que o segundo conteúdo (O Fim da Era Tom Santiago) registra 569 (quinhentos e sessenta e nove) visualizações. A terceira matéria mais acessada é a do Eduardo Freitas (Um Exemplo de Superação), com 540 (quinhentos e quarenta), depois aquela sobre os campeões brasileiros (Quem São Os Campeões Brasileiros de 2015?) e, em seguida, a do Roberto Bruno (RB, O Príncipe Cearense), com 315 (trezentos e quinze) acessos.

Além desses números, como já adiantamos, este blog se tornou na única fonte de pesquisa sobre a história do bodyboarding cearense, após a execução de dois grandes projetos, e que tratam de tudo sobre as duas primeiras décadas de competições, que são as matérias “Os Primórdios do Ceará”, relativo aos anos 80, e “Os Anos 90 do BB Cearense”, sobre o decênio seguinte, considerado o de “ouro” do nosso esporte.

Mas, como anunciamos no início, a execução de um novo projeto se aproxima, e estamos o considerando como um dos mais importantes deste blog, já que inclui um sonho pessoal. O novo projeto consiste, na cobertura da participação cearense na etapa do mundial de Itacoatiara, em Niteroí, no Rio de Janeiro, onde faremos imagens e construiremos matéria completa, detalhando a performance dos nossos atletas, mas também tudo sobre nossa torcida e a arbitragem do evento.

Para finalizar, não podia esquecer de agradecer, imensamente, a todos aqueles que contribuíram com o blog, começando pelos atletas, tanto do passado, como do presente, com seus acervos; a toda ACEAB; a federação, gestão Tom Santiago; mas, principalmente, a duas pessoas: Noeme Cristina e Paulo de Tarso, o “Mano”. Ela, por ser minha mulher e a maior apoiadora deste trabalho, e ele, por ter contribuído intensamente com a obtenção dos arquivos, que desaguaram na construção da história cearense do bodyboarding.

Muito obrigado a todos vocês!!!

Vida longa ao blog Nas Ondas do Ceará!!!

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s