O PIONEIRO

Há 32 (trinta e dois anos), em meados da década de 80 (oitenta), nas famosas esquerdas da Praia de Iracema, despontava um jovem franzino, vindo da nostálgica “Rua do Bagaço”, antiga Travessa Aracoiaba (hoje Rua Ademar Arruda), onde residia com a avó Maria, e que, devido sua paixão com dedicação pelo bodyboarding, acabou se transformando num dos principais responsáveis por toda história vitoriosa desse esporte no nosso estado: “Rogério Biola”.

Francisco Rogério Mendes, 47 anos, começou no bodyboarding em 1984, ano em que, juntamente com Francisco Rosa, realizou o primeiro campeonato na Ponte Metálica, tendo convidado nosso head – judge “Mano” para ser somador, de um quadro de árbitros que tinha na sua composição, dentre eles, nosso outro “head antigão” Miguel Ângelo. Em 1986, quando foi realizado o primeiro circuito cearense de bodyboarding, feito pela associação de surf, terminou temporada com o vice-campeonato estadual. No ano seguinte, ajudou a fundar a ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), juntamente com Rosa, “Mano” e Gabriel Mesquita, e também foi editor no primeiro informativo da entidade. Na temporada subsequente, findou em 5º na disputa da categoria principal da primeira Copa Cavalo Marinho, mas também foi o vencedor da primeira e terceira etapa do inaugural circuito estadual realizado pela ABBC, de um total de quatro, o que lhe garantiu o título de primeiro campeão cearense do primeiro circuito da nossa primeira entidade. Ainda naquele ano, e com performance destacada no Fico Surf Festival, na praia de Stella Maris, em Salvador/BA (primeiro grande evento nacional), apontou para o país, juntamente com Rosa, formando a primeira dupla estadual temida pelos cariocas, mesmo com as consequências de serem nordestinos do Ceará.

ANA 3 12742702_179048592467421_2227273419602587595_n 1992 4

Em 1989, subiu ao pódio na 2ª Copa Cavalo Marinho (3º lugar), derrotando na final o carioca Alexandre de Pontes, conhecido por “Xandinho” (principal atleta de destaque internacional do país naquela época). Terminou temporada em 3º no ranking estadual e foi o único cearense entre os oito melhores do nacional (8º). Dois anos depois, conquistou seu bicampeonato estadual não-consecutivo (88/90) e encerrou ano na sexta colocação do ranking brasileiro, devido três quintos lugares e um pódio (3º) na segunda etapa.

Em 1991, conquistou a quinta colocação na 2ª etapa do circuito carioca, vencendo atletas como Fernando Santos e Fábio Aquino, e no estadual foi vice-campeão. No ano seguinte, voltou a conquistar o vice-campeonato estadual, mas aquela que considerou sua maior vitória aconteceu três anos depois, em 1995, na Praia de Pitangueiras, Canto do Maluf, em Guarujá/SP, quando derrotou o havaiano Mike Stewart (9X campeão mundial) nas quartas-de-final da primeira etapa de mundial no país, a mesma que o também cearense Melk Lopes conquistou o título. Ainda naquela temporada, e novamente com o Rosa, criou a OBP (Organização dos Bodyboarders Profissionais), onde realizaram um circuito paralelo ao estadual para treinamento dos nossos atletas.

MANO MOREIRA BIOLA DSC_3986 DSC_0568

Em 1996, foi morar no Havaí e retornou às competições estaduais em 2012, terminando aquele ano na 9ª colocação do ranking máster. Na temporada seguinte, criou a Escola de Bodyboarding Rogério Biola, com aulas práticas na Praia do Lido e Ponte Metálica, e encerrou 2014 em 15º no ranking máster.

Rogério “Biola” acumula uma rica trajetória no bodyboarding cearense, com inúmeras histórias de superação, principalmente, aquelas em que enfrentou a falta de recursos, a sede e a fome, para chegar onde chegou, e tudo isso deve ser contado no seu prometido livro, o qual, todos nós esperamos ansiosos.

DSC_4227 DSC_3978 20  

Particularmente, o conheci no final da década de oitenta, na Praia do Lido, quando iniciei no esporte, e logo me tornei seu fã, diante dos espetáculos que assisti dele, do Rosa e do Bira.

Grande “Biola”, em nome do bodyboarding cearense, lhe agradecemos por tudo e esperamos continuar contando com sua histórica presença nos diversos encontros que teremos nas ondas cearenses!

4 comments

  1. Show, mais que merecida esta homenagem ao grande Biola, pessoa simples que sempre dá altas dicas de surf a todos que solicitam..

  2. Fico sinceramente emocionado com essa homenagem ao grande brother Rogério Biola, Bioleu aqui para os nativos da P.I. , pra mim uma superação como atleta e principalmente como ser humano provando que sempre é possível (independentemente de classe social, idade) de realizar sonhos assim os deseje, como atleta sempre foi um cara a ser seguido principalmente pelo seu amor ao esporte , mas tenho orgulho de ser seu amigo principalmente pelo ser humano fantástico que ele é , já o disse reinteradas vezes que sou seu fã incondicional e isso é a mais pura verdade , parabéns Marley pela justíssima homenagem A LOJA BIOLEU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s