RAIZES TITÂNICAS

No final da década de ouro do bodyboarding cearense, mais precisamente no começo do ano que conquistamos o primeiro título brasileiro profissional no masculino, nascia um dos maiores nomes do estado, numa comunidade conhecida mundialmente por possuir uma das maiores e melhores ondas do nosso litoral, e que, por isso, gerou grandes atletas.

Marcelo Gonçalves dos Santos, 18 anos, local do Titanzinho, pertencente ao bairro Cais do Porto, historicamente conhecido por “Serviluz”, hoje profissionalizado, reside com os avós e começou no bodyboarding em 2010, utilizando somente uma prancha e de propriedade da escolinha do Sérgio Diego, que também disponibilizava sua casa para a guarda dos equipamentos. Pouco depois, foi presenteado com um par de pés-de-pato do seu grande amigo e incentivador Renato “Pinguim”. Ganhou o apelido de “perde pato”, pelo fato de toda semana perder uma das nadadeiras. Teve outros quatro grandes incentivadores, Johnnes Paulen (12º ranking cearense máster 2012), Felipe Alves (instrutor na escolinha do Sérgio Diego), Cleiton o “Elétrico” e Luciano Soares (estes três últimos bodyboarders locais).

fb_img_1466798834716 fb_img_1466625000986 fb_img_1464344197389 fb_img_1473680919606

Estreou no circuito cearense em 2012, na respectiva categoria, e de cara já conquistou o título da temporada. No ano seguinte, caiu em dois níveis, um deles o iniciante, mas para surpresa de todos acabou conquistando seu bicampeonato cearense na open (amadora). Ainda naquele ano, foi vice-campeão iniciante no Super Abreus Open de Bodyboarding, em Pernambuco, competindo duas das três etapas e vencendo a primeira em Maracaípe.

fb_img_1473680929591 dsc_2961 dsc_0710 dsc_0436

Em 2014, chegou à semi-final da categoria sub-16 na única etapa do Brasileiro, ocorrida em Itacaré/BA, no evento Mahalo Bahia Bodyboarding Show, terminando, portanto, na quinta colocação, e encerrou aquela temporada do estadual em 4º no ranking amador e 6º no da sub-16. No ano subsequente, já como pró-jr, foi vice-campeão na 2ª etapa do Cearense, mas acabou aquele período obtendo o título de campeão do novo circuito amador da nossa entidade pioneira, a ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), que retornava às competições após 12 anos e com nova diretoria.

Seu maior resultado alcançou no último mês de junho, quando chegou à semi-final da sua primeira participação num campeonato mundial. O fato se deu na inaugural etapa do circuito deste ano, no Itacoatiara Pro 2016, onde inclusive derrotou nas quartas o havaiano Tanner McDaniel (vencedor da categoria na edição anterior e “cria” do 9X campeão mundial, Mike Stewart), numa polêmica bateria devido marcação dos brasileiros. Atualmente, mesmo não tendo disputado a segunda etapa do circuito, no Chile, é o 18º no ranking mundial pró-jr.

dsc_0220 dsc_5929 dsc_5918 dsc_7747

Particularmente, o conheci durante meu primeiro circuito cearense como árbitro de bodyboarding, em 2013, mas tive o privilégio de testemunhar e registrar seu maior resultado, em Itacoatiara/RJ, pois me fiz presente na condição de blogueiro e fotógrafo. No final do mês passado, após seu retorno do Rio de Janeiro, também tive a honra de visitar a residência onde mora com sua avó, e juntos fizemos uma inesquecível batera no Portão, por ter sido minha primeira vez naquele pico.

Marcelim, meu amigo, prazer lhe conhecer e confesso ser um admirador de sua pessoa, haja vista não ter perdido a ternura, mesmo enfrentando diversos desafios diários pela sobrevivência, como também por continuar acreditando e lutando pelo seu sonho. E, mais uma vez, obrigado pela gentileza de me ajudar em todos os momentos do nosso último encontro no referido point, já que compreendeu as limitações deste humilde blogueiro.

Agradecimento especial ao Renato Pinguim, que colaborou intensivamente na construção desta matéria, inclusive, registrando todas as passagens do referido freesurf, como também dirigindo por inteiro essa visita à comunidade titânica.

Fontes complementares:

http://www.opovo.com.br/

http://www.m3media.com.br/abreus/tag/abreus/

http://surftoday.com.br/

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s