CAPOEIRA NAS ONDAS

Professora de capoeira e local da Praia do Futuro, considerada a segunda maior bodyboarder cearense da história, ela foi nossa primeira campeã brasileira amadora. Recentemente, conheceu as ondas de Puerto Escondido, em Zicatela, no México, é a maior possuidora de títulos estaduais profissionais (09/10/11/15), a primeira e única tricampeã cearense na categoria e se encontra como a terceira melhor brasileira no ranking mundial.

Patrícia Ava Setúbal de Oliveira, ou somente Patrícia Setúbal, nasceu em 1986 e começou no bodyboarding dez anos depois, na Praia de Iracema, por residir perto com sua avó, que lhe criou. Começou a surfar escondida dela, enquanto a mesma dormia. Em 1998, quando tinha doze anos, competiu pela primeira vez no estado, num evento, tipo bodytreino, ocorrido em frente à barraca Mandacaru, na Praia do Futuro, juntamente com os homens, pois não houve meninas suficientes para uma disputa exclusivamente feminina. Aos quinze anos, em vez de festa, pediu à sua avó passagens para a ilha de Fernando de Noronha, onde participou pela primeira vez de uma etapa de circuito brasileiro.

dsc_0521 dsc_0503 dsc_0257

Seu primeiro grande título conseguiu em 2002, quando se tornou campeã brasileira amadora, conquista pioneira para o bodyboarding cearense, já que os outros obtidos, até então, foram no nível principal. Em 2009, quando o estadual teve, pela primeira vez, a categoria profissional feminina, Patrícia entrou para a história como a primeira campeã, numa soma de bons resultados dos três circuitos do ano, federação, liga e associação municipal. No período subsequente, ela teve performances impressionantes. Em março, foi vice-campeã do 1º Noronha Ambiental Bodyboarding Pro. No mês de setembro, quando decidiu competir pela primeira vez no mundial, obteve sua melhor colocação (até hoje), com o 3º lugar na 7ª etapa daquele ano, acontecido de 21 a 25, na Praia da Armação, Salvador/BA, e ainda venceu o Desafio Brasileiro de Bodyboarding, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, na Praia do Futuro, terminando temporada com o bicampeonato cearense.

Em 2011, criou o projeto “Bodyboard com Saber”, com aulas práticas em frente à barraca Itapariká, na Praia do Futuro, onde foi a primeira professora do melhor atleta cearense pró-jr da atualidade: Diego Gomes. Ela também o presenteou com a primeira prancha, a iniciativa (projeto) ajudou na sua formatura em educação física, e finalizou aquela temporada conquistando seu tricampeonato estadual. No ano seguinte, não foi muito diferente e começou com o vice-campeonato do 2º Campeonato Brasileiro de Bodyboard Feminino na Pororoca, ocorrido de 19 a 23 de fevereiro, na Ilha de Marajó, no Pará. Pouco depois, em março, foi campeã do 3º Noronha Ambiental Bodyboarding, ocorrido de 09 a 11 de março. No mês de setembro, terminou em terceiro na 2ª etapa do Super Abreus Open de Bodyboarding, realizado nos dias 29 e 30, em Maracaípe/PE, mas também obteve o vice-campeonato na 3ª etapa do mesmo circuito, acontecido dias 08 e 09 de dezembro, em Gaibú/PE. Para fechar brilhantemente, encerrou ano conquistando o título de campeã brasileira, pela Associação Brasileira Feminina de Bodyboarding (ABFBB).

dsc_4315 dsc_4294 dsc_2933

Em 2014, ganhou seu primeiro modelo de prancha, da marca Air Bodyboards. Na temporada subsequente, conquistou seu quarto título cearense, mas também largou na frente da disputa do ano em curso, já que lidera ranking, tendo em vista que etapa definidora do seu tetracampeonato estadual serviu ainda como a primeira de 2016.

dsc_2834 dsc_6040 dsc_6242

Nesta temporada, além de ter começado bem no estadual, resolveu disputar, pela primeira vez, o circuito mundial, e nas suas estreias em Itacoatiara (Brasil) e Sintra (Portugal), conseguiu duas boas 5ª colocações, o que lhe valeu 3000 (três mil) pontos e a 10ª posição no ranking mundial, até o presente momento, mesmo não tendo participado da segunda etapa, em Arica (Chile). Por enquanto, é a terceira melhor brasileira nesse ranking, atrás somente da outra cearense Isabela Sousa, campeã antecipada da temporada, e da maior de todas, Neymara Carvalho, que ocupa o sexto posto. Na última performance, envolvendo às melhores atletas do planeta na terceira etapa do tour europeu feminino de bodyboarding, evento Bodyboard Girls Experience, ocorrido na Ilha da Madeira, final de semana passado e, portanto, também em terras portuguesas, subiu ao pódio obtendo a quarta colocação, numa final composta por Neymara Carvalho, Isabela Sousa e a japonesa Ayaka Suzuki (7ª no ranking). Sua próxima missão será a derradeira etapa do mundial, nas ondas de Nazaré, que acontecerá no começo do próximo mês.

dsc_3682 dsc_7556 dsc_7548

Particularmente, a conheci durante minha formação como árbitro, apesar de ter dividido ondas com ela no Iguape, num ensaio de retorno ao esporte, em 1998. Julguei muitas de suas baterias nos últimos três anos, inclusive, a do seu tetra, mas também, como fotógrafo, registrei todos os momentos de sua primeira participação na etapa de Itacoatiara do mundial. Nosso último reencontro, foi quando conheci o pico da nova GBB (Escolinha Geração Bodyboard), o qual faz parte, e após primeiro título de uma etapa de mundial do seu aluno Diego Gomes.

dsc_5381 dsc_3670 dsc_6016

Patrícia, o bodyboarding cearense lhe agradece por tudo, já parabeniza, mas torce para que você obtenha uma ótima colocação na última etapa do circuito mundial, como também no ranking final. 

Fontes: 

https://apbtour.com/leaderboard/full-rankings/ 

http://blog.opovo.com.br/

http://www.m3media.com.br/abreus 

http://waves.terra.com.br/

http://genesisbb.com.br/

http://innersurf.blogspot.com.br/

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

 

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s