O MIKE STEWART CEARENSE

Muito querido por todos, principalmente daqueles que acompanharam toda sua trajetória, Alberto Colares é um dos mais antigos bodyboarders cearenses em atividade, porém, em se tratando de competições, é o único que vem obtendo grandes resultados, e não somente estaduais, permitindo assim essa comparação com o havaiano, tendo em vista serem veteranos que ainda estão dando trabalho para os “novinhos”.

“Betim”, como é conhecido dos mais próximos, aprendeu a surfar em dois picos, Praia do Futuro e Paracuru (por isso se considera um bom “direiteiro”), no mesmo ano que foi realizado o primeiro circuito cearense pela ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), portanto, em 1988. Estreou nas competições no ano seguinte, mas chegou à sua primeira final dois anos depois do seu início, e hoje é tetracampeão cearense, devido título profissional no decênio de ouro do bodyboarding cearense, e três másters na primeira década do século XXI.

photoscan-47 photoscan-46 photoscan-47-2 img-20160922-wa0035

Sua maior incentivadora é a mãe, dona Córdula Vitoriano Colares que, com 77 (setenta e sete) anos de idade, continua lhe apoiando para competições (desde a primeira), e faz questão de cuidar dos mais de 90 (noventa) troféus conquistados, inclusive, nos ajudou a posicioná-los para o registro que serviu como imagem de capa desta matéria.

Na sua primeira competição da década de 90, a 1ª Copa Ação, evento do circuito da ABPF (Associação de Bodyboarding da Praia do Futuro), ocorrido dias 27 e 28 de janeiro, defronte barraca Casarão, conseguiu a 4ª colocação na categoria amadora sênior. Na sua estreia no circuito cearense, quase três meses depois, foi além e conquistou o título amador da 1ª etapa, ocorrida na mesma praia, dias 7 e 8 de abril. Na semana seguinte, e na mesma categoria, se classificou para a segunda fase na 3ª Copa Cavalo Marinho, realizada de 12 a 15 de abril, também na PF, mas defronte a barraca América do Sol. Em julho, foi vice-campeão amador na 3ª etapa do estadual, acontecido no Icaraí, dias 28 e 29 de julho, mas também obteve a mesma colocação na disputa seguinte, a 4ª etapa, realizada na Praia do Futuro, novamente defronte a barraca América do Sol, nos dias 15 e 16 de setembro, terminando aquela temporada em 6º no ranking da categoria pro/am, mas com o título de vice-campeão cearense da amadora sênior, ficando atrás somente de Seikiti Shinmon.

photoscan-51 img-20160922-wa0037 img-20160922-wa0021 dsc_4110

No ano subsequente, começou com a 5º colocação na categoria pro/am da 1ª etapa do Cearense, a mesma que Roberto Bruno estreou ganhando na categoria iniciante. Com a conquista da 4ª etapa do estadual, na categoria pro/am, terminou ano na 4ª colocação desse ranking, e em 3ª no da amadora sênior.

Em 1992, findou no quarto posto na amadora open da 1ª etapa do 1º Circuito Nordestino, realizado dias 01 e 02 de agosto, na Praia do Futuro, que também serviu como a única etapa do estadual. No mês seguinte, foi campeão da pro/am na 2ª etapa do Regional, ocorrido de 25 a 27, na Praia José Sarney, em Aracaju/SE. Na temporada posterior, levou o título da pro/am na 1ª etapa do estadual, ocorrida nos dias 15 e 16 de maio de 1993, na Praia do Futuro, e em outubro voltou a vencer, desta feita na amadora open, da 2ª etapa, ocorrida nos dias 09 e 10 de outubro, defronte barraca Odara, no mesmo pico.

dsc_4481 dsc_3551 dsc_0427 dsc_0516

Foi campeão na pro/am da 1ª etapa do Cearense de 1994, e no período subsequente, começou conquistando a 5º colocação no Nordestino, tanto na pro/am, como na amadora, num circuito de uma única etapa, realizada nas ondas da Barra de São Miguel, em Alagoas, nos dias 29 e 30 de abril de 1995. Em julho, foi o vencedor da pro/am, e o vice da open, na 2ª etapa do estadual, ocorrido nos dias 22 e 23 de julho, defronte a barraca Atalaia, na Praia do Futuro. Na terceira etapa, no Icaraí, acabou em quarto na pro/am.

Em 1996, foi o 4º colocado da pro/am na 2ª etapa do Nordestino, acontecido de 13 a 15 de julho, na Praia do Rainha, em Maceió. Terminou temporada como 4º do ranking final da pro/am, no circuito da OBP (Organização dos Bodyboarders Profissionais), mas foi naquele ano que conquistou seu primeiro grande título: campeão cearense profissional.

dsc_0646 dsc_0730 dsc_2933 dsc_0297

Findou em terceiro, no ranking cearense profissional de 1997, e conseguiu a 5º colocação da pro/am na 1ª etapa do circuito brasileiro de 1998, ocorrido de 10 a 12 de abril, em Maracaípe/PE, atrás de Roberto Bruno (3º), que viria a se tornar o campeão nacional daquele ano. No estado, acabou em 4º no ranking final do circuito da OBP, e em nono no Cearense, logo atrás do grande Francisco Rosa.

Seu bicampeonato estadual veio em 2003, sendo o primeiro na categoria máster. Em 2007, foi tricampeão cearense e bi-consecutivo, mas também, com a quinta colocação, o melhor cearense na etapa de abertura do Nordestino, na mesma categoria, acontecido no começo do mês de junho, na Praia do Francês, em Alagoas. O tetracampeonato cearense obteve na temporada seguinte. Alcançou ainda outros dois vice-campeonatos estaduais, também sucessivos e na máster, em 2011 e 2012. No ano seguinte, foi o vencedor, na mesma categoria, da primeira etapa do Super Abreus Open de Bodyboarding, em Maracaípe/PE, o que lhe ajudou a conquistar o título de campeão do circuito. No último ranking apresentado pela federação (2014), terminou em 28º na profissional, mas em sétimo na máster.

dsc_3381 dsc_0144

Ano passado, na praia de Gaibú, conquistou troféu da inicial etapa do Pernambucano, e seus últimos títulos foram em Natal, nesta temporada, o primeiro no circuito potiguar, ocorrido em Ponta Negra, e na sequência o da Liga, acontecido no mês de agosto, na praia da Redinha Nova, pico do quebra-mar, e todos na categoria máster. 

No final da entrevista, na sua residência, Colares externou que no seu começo admirava treinamentos de Ériko Vasconcelos e Daniel Holanda, nas praias do Ideal e Diários, e na Ponte dos pioneiros Rosa e Biola, e que Shinmon foi seu principal colega, inclusive, lhe orientando para aquisição do par de nadadeiras. Na despedida avisou: meu maior objetivo da atualidade será atingir o centésimo troféu.

 

Fontes:

Jornal Instant

Jornal Rollo!

Jornal Bodyboarding Expression

Jornal Diário do Nordeste

Jornal Body News

Jornal The Surf Press

http://waves.terra.com.br/

http://www.m3media.com.br/abreus/

https://www.facebook.com/ligamasterbodyboardrn/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s