Muito querido por todos, principalmente daqueles que acompanharam toda sua trajetória, Alberto Colares é um dos mais antigos bodyboarders cearenses em atividade, porém, em se tratando de competições, é o único que vem obtendo grandes resultados, e não somente estaduais, permitindo assim essa comparação com o havaiano, tendo em vista serem veteranos que ainda estão dando trabalho para os “novinhos”.
“Betim”, como é conhecido dos mais próximos, aprendeu a surfar em dois picos, Praia do Futuro e Paracuru (por isso se considera um bom “direiteiro”), no mesmo ano que foi realizado o primeiro circuito cearense pela ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), portanto, em 1988. Estreou nas competições no ano seguinte, mas chegou à sua primeira final dois anos depois do seu início, e hoje é tetracampeão cearense, devido título profissional no decênio de ouro do bodyboarding cearense, e três másters na primeira década do século XXI.
Sua maior incentivadora é a mãe, dona Córdula Vitoriano Colares que, com 77 (setenta e sete) anos de idade, continua lhe apoiando para competições (desde a primeira), e faz questão de cuidar dos mais de 90 (noventa) troféus conquistados, inclusive, nos ajudou a posicioná-los para o registro que serviu como imagem de capa desta matéria.
Na sua primeira competição da década de 90, a 1ª Copa Ação, evento do circuito da ABPF (Associação de Bodyboarding da Praia do Futuro), ocorrido dias 27 e 28 de janeiro, defronte barraca Casarão, conseguiu a 4ª colocação na categoria amadora sênior. Na sua estreia no circuito cearense, quase três meses depois, foi além e conquistou o título amador da 1ª etapa, ocorrida na mesma praia, dias 7 e 8 de abril. Na semana seguinte, e na mesma categoria, se classificou para a segunda fase na 3ª Copa Cavalo Marinho, realizada de 12 a 15 de abril, também na PF, mas defronte a barraca América do Sol. Em julho, foi vice-campeão amador na 3ª etapa do estadual, acontecido no Icaraí, dias 28 e 29 de julho, mas também obteve a mesma colocação na disputa seguinte, a 4ª etapa, realizada na Praia do Futuro, novamente defronte a barraca América do Sol, nos dias 15 e 16 de setembro, terminando aquela temporada em 6º no ranking da categoria pro/am, mas com o título de vice-campeão cearense da amadora sênior, ficando atrás somente de Seikiti Shinmon.
No ano subsequente, começou com a 5º colocação na categoria pro/am da 1ª etapa do Cearense, a mesma que Roberto Bruno estreou ganhando na categoria iniciante. Com a conquista da 4ª etapa do estadual, na categoria pro/am, terminou ano na 4ª colocação desse ranking, e em 3ª no da amadora sênior.
Em 1992, findou no quarto posto na amadora open da 1ª etapa do 1º Circuito Nordestino, realizado dias 01 e 02 de agosto, na Praia do Futuro, que também serviu como a única etapa do estadual. No mês seguinte, foi campeão da pro/am na 2ª etapa do Regional, ocorrido de 25 a 27, na Praia José Sarney, em Aracaju/SE. Na temporada posterior, levou o título da pro/am na 1ª etapa do estadual, ocorrida nos dias 15 e 16 de maio de 1993, na Praia do Futuro, e em outubro voltou a vencer, desta feita na amadora open, da 2ª etapa, ocorrida nos dias 09 e 10 de outubro, defronte barraca Odara, no mesmo pico.
Foi campeão na pro/am da 1ª etapa do Cearense de 1994, e no período subsequente, começou conquistando a 5º colocação no Nordestino, tanto na pro/am, como na amadora, num circuito de uma única etapa, realizada nas ondas da Barra de São Miguel, em Alagoas, nos dias 29 e 30 de abril de 1995. Em julho, foi o vencedor da pro/am, e o vice da open, na 2ª etapa do estadual, ocorrido nos dias 22 e 23 de julho, defronte a barraca Atalaia, na Praia do Futuro. Na terceira etapa, no Icaraí, acabou em quarto na pro/am.
Em 1996, foi o 4º colocado da pro/am na 2ª etapa do Nordestino, acontecido de 13 a 15 de julho, na Praia do Rainha, em Maceió. Terminou temporada como 4º do ranking final da pro/am, no circuito da OBP (Organização dos Bodyboarders Profissionais), mas foi naquele ano que conquistou seu primeiro grande título: campeão cearense profissional.
Findou em terceiro, no ranking cearense profissional de 1997, e conseguiu a 5º colocação da pro/am na 1ª etapa do circuito brasileiro de 1998, ocorrido de 10 a 12 de abril, em Maracaípe/PE, atrás de Roberto Bruno (3º), que viria a se tornar o campeão nacional daquele ano. No estado, acabou em 4º no ranking final do circuito da OBP, e em nono no Cearense, logo atrás do grande Francisco Rosa.
Seu bicampeonato estadual veio em 2003, sendo o primeiro na categoria máster. Em 2007, foi tricampeão cearense e bi-consecutivo, mas também, com a quinta colocação, o melhor cearense na etapa de abertura do Nordestino, na mesma categoria, acontecido no começo do mês de junho, na Praia do Francês, em Alagoas. O tetracampeonato cearense obteve na temporada seguinte. Alcançou ainda outros dois vice-campeonatos estaduais, também sucessivos e na máster, em 2011 e 2012. No ano seguinte, foi o vencedor, na mesma categoria, da primeira etapa do Super Abreus Open de Bodyboarding, em Maracaípe/PE, o que lhe ajudou a conquistar o título de campeão do circuito. No último ranking apresentado pela federação (2014), terminou em 28º na profissional, mas em sétimo na máster.
Ano passado, na praia de Gaibú, conquistou troféu da inicial etapa do Pernambucano, e seus últimos títulos foram em Natal, nesta temporada, o primeiro no circuito potiguar, ocorrido em Ponta Negra, e na sequência o da Liga, acontecido no mês de agosto, na praia da Redinha Nova, pico do quebra-mar, e todos na categoria máster.
No final da entrevista, na sua residência, Colares externou que no seu começo admirava treinamentos de Ériko Vasconcelos e Daniel Holanda, nas praias do Ideal e Diários, e na Ponte dos pioneiros Rosa e Biola, e que Shinmon foi seu principal colega, inclusive, lhe orientando para aquisição do par de nadadeiras. Na despedida avisou: meu maior objetivo da atualidade será atingir o centésimo troféu.
Fontes:
Jornal Instant
Jornal Rollo!
Jornal Bodyboarding Expression
Jornal Diário do Nordeste
Jornal Body News
Jornal The Surf Press
Rapaz, o novin é com toda certeza o cara mais casca grossa da atualidade !! Vou dar alguns exemplos: ele participa dos circuitos Liga Master do Rio Grande do Norte, Sergipano nas categorias master, sábio e profissional , Baiano nas categorias master , profissional , Pernambucano na Master, Open e Gran Master , circuito Alagoano, na Master, Gran Master e profissional … ufa e nem.termimei sempre chegando as finais nessas categorias!! Algo ímpar , motivando a galera seja ela jovem ou mais experientes. A danado !! Parabéns e que você prossiga por muitos anos nessa batida !!