TÁLASSA DOS VERDES MARES

Assim como, na mitologia grega, o Mediterrâneo tinha sua deusa (Tálassa), nosso mar não é diferente e também possui uma, proveniente da Praia do Futuro, onde aprendeu a surfar, mudou de vida e encantou todos com sua beleza e um célere tricampeonato estadual.

Renata Úrsula, considerada “a pedra no sapato” da nossa tetracampeã mundial nas disputas estaduais, começou no bodyboarding há doze anos, quando tinha 17 (dezessete) de idade, incentivada pela irmã bicampeã Patrícia Helena, que também lhe presenteou com a primeira prancha. Como gostava muito dos campeonatos, resolveu entrar na escolinha do pentacampeão cearense, Luís Gustavo, onde teve dois meses de aprendizado. Após uma evolução fenomenal em apenas um semestre, estreou nas competições e, para nossa alegria, nunca mais parou.

dsc_0290 dsc_0122 dsc_0402 dsc_0521

Conquistou seu primeiro título estadual em 2008, mas em seguida, se afastou devido enfraquecimento do circuito, tendo voltado quando soube que Tom Santiago havia assumido a federação, oferecendo um novo ciclo para o bodyboarding cearense. No primeiro evento após retorno, logo conseguiu a 3ª colocação na terceira e última etapa de 2011, ocorrida somente no começo do ano seguinte, dias 28 e 29 de janeiro, no quintal de sua casa (PF).

Na temporada de 2012, seu inaugural na categoria principal, largou com uma vitória na 1ª etapa do estadual, acontecida dias 07 e 08 de abril, também na Praia do Futuro, vencendo na final três grandes atletas, Bia Jesus (campeã iniciante 2007), Patrícia Setúbal (campeã da categoria no período anterior) e Dalete Mousinho (campeã amadora 2009). No segundo encontro do circuito, dias 21 e 22 de julho, no Icaraí, terminou em quinto, e dois meses depois, na 3ª etapa, dias 22 e 23 de setembro, na Praia do Futuro, conquistou o vice-campeonato, perdendo apenas para sua irmã. Com outra segunda colocação na quarta e última fase, dias 15 e 16 de dezembro, na Ponte Metálica, conquistou seu primeiro título estadual profissional.

 dsc_0552 dsc_0694 dsc_0909 dsc_4386

Em 2013, Renata Úrsula teve um ano arrasador. Na primeira etapa, ocorrida na PF, defronte barraca Guarderia Brasil, de 19 a 21 de julho, foi a campeã vencendo na final a, até então, bicampeã mundial Isabela Sousa, dominando a disputa do início ao fim. No segundo encontro na Taíba, de 22 a 24 de novembro, ganhou novamente, como também, na terceira e última etapa, na Ponte, de 20 a 22 de dezembro, conquistando seu tricampeonato estadual, bi-profissional, sem perder nenhuma etapa e nenhuma bateria. No ano seguinte, enfrentou uma cirurgia de apendicite, que adiou seu projeto de disputar os circuitos brasileiro e mundial, ficando afastada do outside por seis meses, entretanto, logo após o retorno, conquistou o título da primeira etapa do Cearense, realizada de 05 a 07 de dezembro, na Taíba, virando no último minuto contra Isabela, que dominou toda a bateria. Apesar do grande regresso, recebeu o troco no segundo e último encontro da temporada (evento duas estrelas), acontecido de 6 a 8 de fevereiro de 2015, na Praia do Futuro, e findou com o vice-campeonato da disputa e do estadual.

dsc_3415 dsc_3416 dsc_4290 dsc_4388

Ano passado, começou na Taíba (2ª etapa), num evento ocorrido de 18 a 20 de dezembro, no Morro do Chapéu, obtendo a terceira posição, mas no derradeiro encontro da temporada, acontecido somente no último mês de fevereiro, de 19 a 21, defronte a barraca Guarderia Brasil, voltou a fazer bonito. Primeiramente, nas quartas-de-final, ganhou a bateria enfrentando duas grandes atletas do esporte, Neymara Carvalho (pentacampeã mundial) e Joana Nóbrega (pentacampeã cearense na década de 90), que acabou desclassificada, já que a capixaba passou em segundo. Na final, a biografada perdeu para a campeã da competição e do estadual, Patrícia Setúbal, mas voltou a ganhar da nossa tetracampeã mundial, que terminou em terceiro. Já que o Pena Bodyboard Pro 15/16 também serviu como a primeira disputa deste ano, nossa deusa dos verdes mares começou bem a temporada, rumo ao tetracampeonato.

 

Colaboração: Noeme Cristina

 

Fontes:

Waves

osbodyboards.com

Blog manobra radical

Jornal Diário do Nordeste

blogsurfroom.com

pena.com

cearaesportetotal.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s