O MAIOR DE TODOS

O maior vencedor da história masculina do bodyboarding cearense, com onze títulos do circuito local, sem sombra de dúvidas, é o fenômeno Roberto Bruno, único entre os homens a conquistar um campeonato brasileiro profissional para o estado, façanha esta que repetiu mais outras quatro vezes, e consecutivamente.  

“Bruninho”, como é conhecido, local da Praia do Futuro, hoje com 37 (trinta e sete) anos de idade, casado com a atleta profissional Dalete Mousinho (campeã cearense amadora 2009), pai de dois filhos, começou a praticar bodyboarding no começo da década de ouro do nosso esporte, mais precisamente no ano de 1990, após incentivo do seu irmão Luís Gustavo, e atualmente é o único cearense entre os 26 (vinte seis) melhores do circuito mundial.

dsc_0521 dsc_0284 dsc_0852 dsc_3409

O ano que participou, pela primeira vez, de uma competição, coincidiu ter sido na temporada em que o circuito cearense realizou o maior número de etapas (1991), com cinco eventos, contudo, entrou para a história como o palco de sua primeira disputa a 4ª Copa Cavalo Marinho, realizada no quintal de sua casa, mais precisamente de 28 a 31 de março, numa grande festa que contou com 160 (cento e sessenta) inscritos e várias estrelas do esporte nacional. “Bruninho”, logicamente, caiu na categoria estreante, e de cara já subiu ao pódio, conquistando a 3ª colocação, numa final composta também pelo vencedor Eduardo Santos, o vice Francisco Nilson, e o quarto colocado, Henrique César.

dsc_4101 dsc_4033 dsc_4504

Depois desse feito, ele estreou no circuito local, na 1ª etapa do Cearense, realizada nos dias 1 e 2 de junho, também na Praia do Futuro, e se tornou o primeiro a vencer a inaugural disputa da categoria iniciante no nosso estado, deixando para trás Ricardo Henrique (2º), Eduardo Santos (3º) e André Pinheiro (4º). Mas foi em 1995, que conquistou seus primeiros títulos locais, quando repetiu as proezas de Seikiti Shinmon e Crisanto Pimentel (90/91), e se tornou campeão cearense em duas categorias, na mesma temporada (pro/am e amador). Ainda no mesmo ano, foi campeão nordestino amador, e atualmente é hendecacampeão cearense, com sete títulos na profissional (97/99/01/03/10/12/13), dois na pro/am (95/96) e os outros dois na amadora (95/96).

1998 20 1998 19 1997 8 1995 15

O primeiro grande troféu nacional de sua carreira, e que também foi o inaugural desse tipo do nosso estado, aconteceu no final da sua segunda temporada como profissional, após quatro disputas, quando Cláudio Marques, presidente da OBBP (Organização dos Bodyboarders Profissionais), lhe conferiu a honraria de campeão brasileiro 1998, feito sonhado e sempre tentado por Francisco Rosa, mas nunca alcançado. Depois desse, vieram mais quatro consecutivos, no começo da década seguinte (01/02/03/04), lhe colocando, até o presente momento, na condição de segundo maior atleta da história dos campeonatos nacionais, com um pentacampeonato.

dsc07594 dsc_6722 dsc_6052 dsc_6589

Roberto Bruno, “cria” da ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), começou suas participações em eventos internacionais no ano de 1995, naquela mesma competição que o cearense Melk Lopes fez história, ao se tornar o primeiro brasileiro a ganhar uma etapa de circuito mundial no país, mas foi na edição seguinte, portanto na temporada de 1996, que alcançou seu primeiro grande resultado, um vice-campeonato amador. Desde então, vários foram os pódios, mas sua maior conquista internacional foi o título do “Rio International Pro”, realizado em São Conrado, no Rio de Janeiro, no ano de 2002. Em 2012, quando o circuito mundial ainda era realizado pela IBA (International Bodyboarding Association), fez sua estreia na elite do bodyboarding mundial.

Nosso maior conquistador de títulos, fã de Mike Stewart e Guilherme Tâmega, reconhece importância de Francisco Rosa para evolução cearense no esporte, já foi presidente da federação local e espera continuar representando nosso estado na elite mundial do esporte em 2017.

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s