EUFORIA NO ICARAÍ

Com altas ondas nos três dias de evento, a participação dos nossos principais atletas, a inclusão dos mais antigos bodyboarders alencarinos e a quantidade imensa de inscrições (191), o “Açaí do Mocó Bodyboard Pro”, etapa de abertura do circuito cearense de bodyboarding 2017, realizado no último final de semana no Icaraí (de 17 a 19 de fevereiro), foi considerada por todos um grande sucesso, após quatro anos de afastamento do pico do calendário estadual.

No primeiro dia da competição, apesar da forte chuva pela manhã, aconteceram quase todas as baterias das categorias de base, inclusive a final da estreante, com três locais do Caça e Pesca. No segundo dia, tendo as maiores ondas do evento e uma pausa das precipitações, as primeiras fases das principais categorias foram para o mar, mas também as finais da iniciante e open feminino. Na iniciante, o título ficou com o campeão cearense estreante 2015, Weverton Matousa. Já na open feminino, a vitória foi da campeã cearense da categoria em 2014, Sâmia Soares. No terceiro e último dia, ainda com swell, mas com a volta das chuvas fortes, aconteceram todas as fases da máster e grand máster, bem como, as outras finais, começando pelas principais.

dsc_0567 dsc_0562 dsc_0560 dsc_0559

Na profissional masculina, com a presença do mais novo atleta da categoria, Victor Batista, pertencente à escolinha GBB (Geração Bodyboard), disputa acirrada envolveu os outros três, os primeiros colocados da bateria. Nosso pentacampeão brasileiro, Roberto Bruno, não encontrou a onda vencedora e acabou terminando em terceiro. Gleuson Farias, surpreendendo todos após ter conquistado ano passado seu primeiro título cearense na máster, ficou em segundo, e o grande campeão, local do Icaraí e atual vice estadual da categoria, foi Eduardo Freitas, que obteve a maior média do combate num aéreo que fez delirar o público numa narração empolgante de Ednardo Peixoto. Na profissional feminina, vitória emocionante da campeã cearense open 2009, Dalete Mousinho, que encontrou as melhores ondas e superou a bicampeã cearense Patrícia Helena (2º), além da nossa tetracampeã mundial Isabela Sousa (3º) e a atual campeã da categoria, Patrícia Setúbal.

dsc_0501 dsc_0488 dsc_0193 dsc_0167

Na grand máster, nova categoria do circuito para atletas com no mínimo 40 (quarenta) anos de idade, Marcondes Ramos, da Barra do Ceará, venceu com folga disputa contra o tricampeão cearense Melk Lopes (2º), que teve ombro esquerdo deslocado na semi-final. Em terceiro ficou o tetracampeão estadual Alberto Colares (3º) e em quarto Jomar de Sousa. Na máster, numa bateria muito equilibrada, melhor para o tricampeão cearense Luís Sérgio, que venceu Francisco Sousa, Igor Freitas (campeão cearense iniciante 2000) e Cassote Santos, respectivamente. Já na open masculina, vitória alagoana de José Ribeiro, seguido por Marcelo Lima, Messias Marçal e Moisés Silva. Encontro ainda contou com a final infanto, para atletas com até doze anos de idade, envolvendo filhos de grandes atletas do estado.

dsc_0575 dsc_0572 dsc_0569 dsc_0568

Antes do início das disputas no último dia de evento, num momento nostálgico de Adriano Monteiro, da grand máster, juntamente com Fagner Rondinelle, outro da década de ouro do bodyboarding cearense, recordaram que a última vez que o Icaraí havia proporcionando ondas daquele tamanho e perfeição foi há 21 (vinte e um) anos, mais precisamente em 1996, no primeiro combate do até então inaugural circuito da OBP (Organização dos Bodyboarders Profissionais), criado pela eterna estrela local, Francisco Rosa, numa grande parceria com o pioneiro Rogério Biola. Para melhorar ainda mais, a primeira etapa 2017 teve retorno ao circuito cearense do primeiro campeão máster estadual (1994), Ériko Vasconcelos, após 23 (vinte três) anos afastado, mas também do tricampeão local Ricardo Barbosa e das campeãs iniciantes 2007 e 2008, Bia Jesus e Rebecca Fontenele.

dsc_0445 dsc_0390 dsc_0098 dsc_0398

Outro momento ímpar da competição, foi homenagem liderada por Amadeu Júnior, Tainan Monte (presidente da federação) e nosso maior atleta Roberto Bruno, e prestada ao sócio da marca Gênesis, Toninho Vilela, falecido no último dia oito. Infelizmente, horas antes dessa homenagem, também ocorreu fato lamentável. Arrombaram veículo do bodyboarder da Barra do Ceará, Washington Rodrigues, e levaram sua prancha, mas também das atletas grand máster Graziela Monteiro (campeã cearense 1987) e Cristina Gomes (campeã cearense 1989).

dsc_0558 dsc_0557 dsc_0565 dsc_0088

Evento teve premiação em dinheiro para os profissionais no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), quatro mil para o masculino e um mil para o feminino, além de troféus, pranchas, nadadeiras e kits para todas as outras categorias. Head-judge principal da competição foi o grande Paulo de Tarso “Mano”, auxiliado pelo Walderi Júnior, e na bancada julgaram Reginaldo Cabral, Rodrigo Silva, Marley Araújo, Renato Casas, Renato Pinguim e Ernando Maciel. Como beach marshall, Nadya Kelly; diretor de prova, Amadeu Júnior; e o locutor principal foi Ednardo Peixoto.

Apresentação da etapa: Invert New Store;

Patrocínio: Açaí do Mocó;

Co-patrocínio: Divulg Sing, Invert Style Fins e Genesis Bodyboards Brasil;

Apoios: Pena, Highscore, FocaOff, VQV Brand, Crowd Boardshorts, @Tatto Art Brazil, Max Food, Point Center Michelin e Fisheye Filmes;

Realização: FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará);

Supervisão: ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding);

Cobertura: Nas Ondas do Ceará;

Sistema de notas: Surfbyte.

 

Resultados: 

Profissional Masculino

1º Eduardo Freitas

2º Gleuson Farias

3º Roberto Bruno

4º Victor Batista

 

Profissional Feminino

1º Dalete Mousinho

2º Patrícia Helena

3º Isabela Sousa

4º Patrícia Setúbal

 

Open Masculino

1º José Ribeiro (AL)

2º Marcelo Lima “Chuck”

3º Messias Marçal

4º Moisés Silva

 

Open Feminino

1º Sâmia Soares

2º Jamille Carvalho

3º Vitória Alves

4º Iasmine Guedes

 

Grand Master (mínimo 40 anos de idade)

1º Marcondes Ramos

2º Melk Lopes

3º Alberto Colares

4º Jomar de Sousa

 

Master (mínimo 32 anos de idade)

1º Luís Sérgio

2º Francisco Sousa

3º Igor Freitas

4º Cassote Santos

 

Iniciante

1º Weverton Matousa

2º Arthur Caetano

3º Gabriel Castro

4º Luan Holanda

 

Estreante

1º José Welson

2º Walisson Soares

3º Samuel Santos (AL)

4º Ícaro Silva

 

Infanto

1º Kaique Tavares

2º Arthur Costa

3º Davi Queiroz

  

Fotografias: Marley Araújo

2 comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s