A FORÇA DA MULHER

Doutoranda em educação brasileira, na área de pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará, e trazendo consigo a expectativa de incentivar a prática do esporte para esta e as futuras gerações, apresentamos a todos vocês, com muita honra, nossa representante feminina entre os três colunistas do site: Kátia Cristina.   

Uma das pioneiras do bodyboarding cearense, proveniente da importante Barra do Ceará, berço histórico do nosso estado, ela começou no esporte em 1985, quando tinha 11 (onze) anos de idade, juntamente com as outras precursoras Ana Cristina Gomes (campeã estadual 1989), Carla Cristina e Nadja Pernas (campeã do 2º Encontro Geração Morey Boogie). As três foram as primeiras bodyboarders da memória do esporte, que encararam o principal e temido pico daquele bairro, a “Boca do Tubarão”, também conhecido como “Boca da Barra”, tendo em vista que as ondas são formadas no encontro do Rio Ceará com o mar.

Seu principal incentivador no esporte foi o pai que, quatro anos depois, em 1989, conseguiu lhe presentear com a primeira prancha, uma Casca Grossa, a mesma que começou nas competições naquele ano e que conquistou aquela que considera ser, até hoje, sua principal vitória: a etapa inicial do primeiro circuito da associação da Praia de Iracema, ocorrida nos dias 15 e 16 de julho, no Lido. Na temporada seguinte, foi vice-campeã da segunda etapa do estadual, ganhou a terceira, e terminou na quarta colocação do ranking final. Parou de competir em 1992, devido nascimento de sua primeira filha, hoje com 25 (vinte e cinco) anos de idade, mas nunca deixou o esporte que ama, até porque sempre o tratou também como uma fonte de qualidade de vida. Em 2006, incentivada pelo seu marido recém-falecido, Wladimir Lobo (campeão nordestino máster de surf 2009 e professor/doutor em plantoctologia), resolveu ensaiar uma volta e participou de um torneio promovido pelo departamento de engenharia de pesca da universidade federal cearense, na época coordenado por ele. Ano passado, mais precisamente no mês de dezembro, após ingressar no grupo Freesurf/Barra, conseguiu a quinta colocação na disputa do 2º Encontro Geração Morey Boogie, acontecido na Taíba e, no começo desta temporada, o terceiro lugar na 1ª etapa do Circuito Master Vip Francisco Rosa, ocorrida na praia do Caça e Pesca, em Fortaleza.

Gostaríamos de agradecer, pela indicação, ao Ednardo Peixoto (atual locutor do estadual, ex-árbitro da ABBC e vice-presidente da única associação de bodyboarding da Praia de Iracema), como também ao nosso colunista e presidente da ACEAB, Paulo de Tarso, o “Mano”.

Querida Kátia Cristina, seja muito bem-vinda ao Nas Ondas do Ceará e desde já, em nome do bodyboarding cearense, lhe gratulamos por tudo!

Fotografia: Marley Araújo

4 comments

  1. Que legal! Grata pelo convite Marley, Peixoto e Paulo de Tarso. No dia do convite estava no início de um processo organizando “o pensamento” pra continuar depois da partida física de Wladimir Lobo. Escrever sobre o esporte Bodyboarding feminino neste momento histórico se mistura com minhas lembranças de surf desde criança, nas lindas praias cearenses, acompanhando as novas gerações e casada com o atleta Wladimir Lobo. Amar o oceano tem contribuição de minha família, amigos e companheiro. Com certeza o primeiro registro de matéria sobre nosso esporte vai em busca da colaboração da perspectiva, ideias, histórias orais de grandes esportistas que praticam nosso esporte até hoje…atletas femininas conto com a ajuda de vocês!

  2. Seja muito bem vinda jovem Kátia, tenho absoluta certeza que teremos excelentes matérias em sua coluna, com uma leitura dinâmica é fácil de se entender. Desejo boa sorte que Deus Pai Celestial te ilumine e te abençoe sempre. Grande abraço , ALOHA VIDA LONGA AO BB E AS PESSOAS DO BEM.
    Peixoto.

  3. Kátia Cristina,
    É uma força em pessoa. Amiga, solidária, doce, ética é muito querida.
    Deus te abençoe!!!!
    Beijos no coração.
    Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s