VIVER É MELHOR QUE SONHAR*

No começo da noite de ontem, sob forte influência das luzes refletidas numa das lagoas onde banhou-se Iracema (“a virgem dos lábios de mel”), aconteceu encontro relevante envolvendo quatro indispensáveis integrantes do bodyboarding local, os quais consideraram momento de extrema importância, já que assunto tratado foi a construção da mais nova façanha cearense: revista impressa com conteúdo histórico.

O primeiro veículo, de comunicação estampada do bodyboarding cearense, foi o informativo da entidade pioneira, a ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), no inaugural ano de sua existência (1987), quando era dirigida por Gabriel Mesquita e ainda não havia sido legalmente registrada. Francisco Rosa era o diretor do impresso, mas os editores foram Rogério Biola e o próprio dirigente da organização.

Com a alavancada do esporte nesse mesmo ano, devido sucesso das participações dos nossos três principais atletas da época, Francisco Rosa, Rogério Biola e Bira Teixeira, no primeiro evento de nível nacional ocorrido no país, o destacado “Fico Surf Festival”, necessário se fez registrar todas as outras façanhas que começaram a acontecer, surgindo assim os primeiros jornais: “Ação Bodyboarding” e “Rollo!”. O primeiro era dirigido por Márcio Aurélio, conhecido por “Moleza”, mas também por Clóvis Campos. Já o outro, foi conduzido por Seikiti Shinmon (bicampeão cearense) e seu editor chefe era Régis Damasceno, o melhor árbitro do seu tempo, na associação.

No fim da década seguinte, os famosos anos dourados, surgiu outro importante veículo de comunicação impressa do esporte, o jornal “Bodynews”, que tinha como jornalista responsável Rosiris Passos, mas que era produzido quase que integralmente pelo grande Amadeu Júnior. Pouco tempo depois, no começo do decênio subsequente, Francisco Rosa deu um passo mais largo e colocou seu nome outra vez na história do bodyboarding cearense, como aquele que criou e dirigiu a primeira revista (Extra Magazine). Infelizmente, ela foi a mesma que teve uma edição especial tratando da própria morte dele.

A publicação pretendida, será a quinta veiculação impressa da história do esporte local, a segunda do tipo revista, mas a primeira que resgatará toda a trajetória do bodyboarding cearense, desde seu primeiro evento até os dias atuais. A biografia dos principais atletas, árbitros e dirigentes; o resumo dos acontecimentos das duas primeiras décadas; a relação de todos os títulos estaduais; e os principais resultados no país e mundo, de nossos competidores, serão alguns dos conteúdos que farão parte desse histórico empreendimento.

Para alcançarmos nosso objetivo, montamos uma equipe de ponta com aqueles que aceitaram nosso convite e que são os principais atores do esporte local: os três colunistas deste site (Paulo de Tarso, Roberto Bruno e Kátia Cristina); Ednardo Peixoto, que será o diretor comercial; Amadeu Júnior e, também, Tainan Monte, o atual presidente da federação estadual. Mas, além de todos esses, faz parte do grupo aquele que executará o projeto, e trata-se do graduando em design da Universidade Federal do Ceará, Marley Farias Araújo Júnior, meu primogênito, que ontem, no primeiro encontro, nos mostrou um pouco do universo de uma revista, apresentando seus trabalhos da faculdade que, ano passado, foi eleita a melhor do país, pelo MEC (Ministério da Educação).

Esperamos a contribuição de todos, para que possamos realmente alcançar esse objetivo, e assim, fazer dessa futura publicação um marco na história do nosso esporte, eternizando de vez todos os acontecimentos que tornaram o bodyboarding estadual referência no país. 

*Título desta matéria foi obtido em um dos versos da música “Como Nossos Pais”, do cearense Belchior, forma que encontrei para homenageá-lo, já que ontem, enquanto acontecia essa reunião tão importante, ele nos deixava aos 70 (setenta) anos de idade. Suas melodias embalaram muitas das minhas noites, principalmente, quando adolescente, e por isso sou-lhe eternamente grato. Vá em paz, eterno Belchior. 

Fotografia de capa: Marley Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s