DE VOLTA E INSPIRADO

Cearense da capital, ex-atleta Cavalo Marinho, fã do Francisco Rosa e um dos melhores drop-knee’s do estado, nosso mais novo biografado foi o ganhador do único circuito da associação da Praia do Futuro, mas também, e principalmente, o primeiro campeão máster da história do bodyboarding estadual.

Ériko Vasconcelos, ex-surfista de peito e de tábua, começou a praticar o esporte em 1985, aos 13 (treze) anos de idade, e iniciou nas competições após o natal daquele mesmo ano, depois de ganhar a primeira prancha da avó Maria Esther (Morey Boogie 140). O acontecimento se deu defronte a barraca Casarão, na Praia do Futuro, tendo obtido a 3ª colocação na 1ª Copa Sunrise de Surf e Bodyboard. Na temporada seguinte, e na categoria mirim/júnior, participou do primeiro estadual da história, que era realizado pela associação de surf.

88 1 ÉRIKO VASCONCELOS ÉRIKO VASCONCELOS 89 004 ÉRIKO VASCONCELOS 89 007

Em 1987, quando nossa pioneira entidade (ACBB) começou a fazer parte da corrida pelo título cearense, juntamente com o circuito da associação de surf, foi vice-campeão estadual mirim/júnior, vencendo a inaugural etapa desse que foi o primeiro campeonato da nossa organização, na época presidida pelo guerreiro Gabriel Mesquita. No período subsequente, competiu em duas categorias no primeiro circuito da ABBC (Associação de Bodyboarding do Ceará), que já havia sido legalizada pelo então presidente Paulo de Tarso, o “Mano”. Conseguiu a 3ª colocação na amadora sênior da 1ª etapa, foi campeão mirim/júnior no segundo encontro, vice-campeão na mesma categoria do terceiro combate e voltou a conquistar o terceiro lugar na amadora sênior da quarta e última disputa do certame. Com esses resultados, terminou ano como o terceiro melhor atleta amador do estado e o quarto da mirim/júnior.

Em 1989, sua melhor temporada, aja vista ter subido ao pódio em quase todos os eventos que disputou, começou muito bem conseguindo a terceira colocação amadora na histórica 2ª Copa Cavalo Marinho, acontecida de 24 a 26 de março, na Taíba, tendo vencido, inclusive, Seikiti Shinmon, que viria a se tornar o melhor atleta local do ano seguinte. No estadual, foi vice-campeão amador sênior, perdendo título apenas para Wilson Sereia, o maior atleta do bodyboarding taibense, mas também, terminou na sétima posição do ranking pro x am, ficando atrás exatamente daquele que se tornou o segundo campeão cearense máster da história, Roger Vitor (1995). Ainda naquele ano, foi campeão do único circuito da ABPF (Associação de Bodyboarding da Praia do Futuro), entidade criada e dirigida pelo Márcio Freitas, o “Moleza”, vencendo as duas primeiras disputas num total de três.

RANKING ÉRIKO VASCONCELOS 89 005 2ª COPA CAVALO MARINHO 1990 2 ÉRIKO VASCONCELOS 91 004 1991 7

Competiu em vários estados nordestinos e se destacou, principalmente, em duas etapas do segundo circuito nacional, acontecidas em Santa Catarina e Rio de Janeiro, respectivamente. Na época, viajava para as competições em ônibus do tipo “semi-leito” e jamais esqueceu que chegava no destino com os pés inchados. Graças ao grande apoio da família e dos seus patrocinadores, especificamente, jornal Ação Bodyboarding e Cavalo Marinho, deu continuidade à sua carreira de atleta.

No período seguinte, portanto, 1990, foi quarto lugar amador/open na 1ª etapa do estadual, ocorrida dias 07 e 08 de abril, na PF, defronte barraca Cuca Legal, e quinto colocado na segunda disputa do circuito da ABPI (Associação de Bodyboarding da Praia de Iracema), entidade fundada e presidida pelo ilustre João Fausto Moreira, terminando ano como quarto melhor atleta cearense amador. Em 1991, acabou na quinta colocação da mesma categoria na 1ª etapa do estadual, num evento histórico por ter sido a estreia no circuito local do fenômeno Roberto Bruno. Aquela que considera ter sido sua mais importante vitória, alcançou na terceira disputa do circuito local daquele período, mais precisamente no primeiro dia de setembro, momento em que homenageou o irreverente surfista Dadá Figueiredo, que só subia no pódio vestido de preto. Com os outros resultados, terminou temporada na quarta colocação amadora do Cearense, mas também no sexto posto da categoria pro x am. Ainda nesse mesmo ano, conquistou um dos seus maiores resultados no primeiro evento noturno da história do bodyboarding estadual, o Drop-Knee Contest Night, tendo em vista ter perdido somente para os monstros do estilo, Francisco Rosa e Rogério Biola.

DSC_9628 DSC_9668 DSC_9784 DSC_9888

Se afastou do esporte em 1994, após título máster, o primeiro da memória do estado, e voltou depois de 23 (vinte três) anos na inaugural etapa do Circuito Master Vip Francisco Rosa, certame idealizado e dirigido também por “Mano”, para atletas “quarentões”. Empolgado com a volta, participou da segunda etapa dessa consagrada competição, ocorrida no último dia 28 de maio, defronte barraca Água de Côco, no Morro do Chapéu, Taíba, e atualmente se encontra na décima quinta colocação na corrida pelo título maior.

DSC_1785 DSC_1823 DSC_2017 DSC_1853

Eriko Vasconcelos é um verdadeiro amante do bodyboarding, e uma das provas disso foi a doação de uma prancha que fez, na época, a nossa entidade pioneira, tendo recebido como agradecimento a primeira comunicação em papel timbrado da associação, documento que ainda guarda com muito carinho. Hoje, tendo uma filha bodyboarder como maior fonte de inspiração, a bela Alice Leal, prometeu nunca mais parar de competir.

Fotografia de capa e todas as outras atuais: Marley Araújo

5 comments

  1. Show..esse merece ….MT massa ver esse reconhecimento 👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  2. realmente. Eriko mereceu reconhecido por este maravilhoso,para mim particulamente epoca era omelhor atleta,ele era muito tecnico nas competçoes,vlw amei a materia,e obg por ter.reconhecido o meu apoio ao esporte e ao atleta Eriko Vasconcelo,para nao passou o nosso tempo,e o pior q passou e todos.nos searqdos uns dos outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s