FORÇA E GARRA DAS CEARENSES

Por Kátia Cristina.

Este ano, a geração do final dos anos 80 e início da década de 90, completa seus mais de trinta anos de prática do bodyboarding feminino no Estado do Ceará. Estamos no ano de 2017 e acompanhamos diferentes gerações instigadas para prática do esporte. Atualmente, temos uma cearense que nos representa com título de tetracampeã mundial, Isabela Sousa, que nos abraça no esporte como parte dessa instigação e nos ajuda a “olhar” o bodyboarding com profissionalismo e qualidade da vida cotidiana.

Neste momento histórico vivenciamos também uma satisfação enorme das atletas que disputaram a etapa do mundial no Itacoatiara Pro 2017. Nossas competidoras cearenses, Dalete Mousinho e Patrícia Setúbal, representaram muito bem a garra e a força no Rio de Janeiro. Sabemos o quão difícil para as atletas manterem-se, muitas vezes, por conta própria nas competições. Para esta etapa, especificamente, idealizamos uma singela campanha em grupos, via redes sociais, para contribuir com a viagem de Dalete que participou da etapa em Itacoatiara. Com muito orgulho, queremos ver e nos inspirar na persistência e energia de Dalete para que possamos nos sentir em direção ao pódio por uma cearense.

19388325_666536710198379_4823825018434154692_o 19222993_667082350143815_4073842584108476949_o

Lamentamos que o apoio financeiro, em especial, para a categoria feminino cearense, pareça em construção. Ainda temos muito a avançar na representatividade de atletas brasileiras e cearenses no circuito mundial. Além disso, vivenciamos de forma geral, no âmbito da sociedade e nos diferentes esportes, questões relacionadas ao gênero, seja na distribuição de premiações, no fomento para competições, no enfrentamento e coragem de pegar as ondas ou na oferta de etapas que abarcam essa categoria.

Todavia, essa premissa vem se constituindo parte da luta das esportistas que tem mostrado nas ondas o potencial feminino em free-surf e competições e, sobretudo, na luta pela continuidade ao esporte. No Estado do Ceará essa vontade de ampliar o esporte vem se fortalecendo com diferentes ações, seja em grupos nas redes sócias, que tem se formado e realizado encontros para incentivar as meninas à prática do esporte, ou pelo apoio de esportistas a iniciativas de escolas de bodyboarding e de surf também. Afinal nosso objetivo é incluir meninas e meninos a prática de esportes aquáticos e de significação para a vida cotidiana através do esporte.

IMG_3241 x IMG_3288 x IMG_3576 x IMG_3312 x

Podemos citar, por exemplo, o 1º Encontro Incentiva Bodyboarding, idealizado por Rebecca Fontenele (campeã cearense iniciante 2008), no último dia 09 de julho de 2017. Este encontro objetivou incentivar a prática do bodyboarding feminino, que estão no mar entre gerações. Na ocasião, celebramos 30 anos de amizade do grupo feminino free-surf/Barra-Leste pelas atletas másteres Kátia Cristina, Nadja, Ana Cristina e Paula, e a comemoração pelos 43 anos de Ana Cristina, que representa o bodyboarding de forma linda e inspiradora. Foi um momento de uma enorme aprendizagem e companheirismo, pois nos proporcionou maior aproximação, juntas ao mar, e de continuidade de amizades para além das competições.

Para finalizar essa busca pela força e garra das nossas atletas, gostaríamos de exaltar a importante participação da Isabela Sousa, que busca o pentacampeonato mundial, e da Patrícia Setúbal, na segunda etapa chilena do circuito, em Antofagasta, naquele mar “gelado” e forte! Boas ondas meninas! Estamos na torcida por pódio feminino cearense.

Fotografias em Itacoatiara: Tony Dandrea

Fotografias na Praia do Futuro: Júnior Barra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s