SUPREMACIA CEARENSE EM ANTO

Após extraordinária conquista na etapa anterior do circuito mundial, que lhe colocou entre os dez melhores do ranking (9º), nosso pentacampeão brasileiro quebrou tudo no segundo encontro chileno seguido e, junto com o campeão estadual do ano retrasado, comprovou superioridade atual do bodyboarding cearense no cenário nacional.

Antofagasta, onde tudo aconteceu, é uma das capitais regionais do Chile, a quinta mais povoada do país, e conhecida, popularmente, como a “Pérola do Norte”. No calendário mundial desde 2012, o ABF (Antofagasta Bodyboard Festival) foi a quinta etapa do circuito desta temporada (a segunda quatro estrelas) e considerado o evento mais importante do ano daquela cidade, tendo oferecido disputas em todas as categorias. Com um grande apoio do governo regional, competição foi executada pela escola de bodyboarding “Budeo”, que, através do esporte, busca potencializar as capacidades sociais e esportivas das crianças pertencentes às populações mais próximas da Praia de Llacolén, no setor La Cúpula, onde ocorreu evento. Como de costume, etapa passou-se dentro dos “Jogos do Mar”, acompanhada de uma série de atividades paralelas, como shows musicais, feiras culturais, entre outras.

Na última edição, em 2015, nosso pentacampeão brasileiro terminou na décima nona colocação, mas nossa Isabela Sousa, na época com três títulos mundiais, foi a vice-campeã. No ano anterior (2014), aconteceu a única vitória brasileira na história da etapa, através do baiano campeão do mundo, Uri Valadão, que superou numa final eletrizante outro brazuca, o tricampeão nacional Israel Salas.

ravyc 1 ravyc bela cearenses

No primeiro dia da edição deste ano (11 de julho), e com a maior delegação cearense da história da etapa (cinco competidores), rolou somente triagem da categoria masculina profissional, com vitórias dos nossos atletas Isaías Ravyc e João Paulo “Jeff”, em suas respectivas baterias, resultados que proporcionaram classificações para as quartas do processo de seleção.

No segundo dia, 12 de julho, com início da transmissão via internet, referida fase (quartas) começou no início da manhã e nossos dois representantes conseguiram vagas no evento principal. Logo após triagem da profissional juniores, Ravyc voltou para o mar e, com um tubaço que lhe rendeu a nota 9,50 (nove e meio), deixou o havaiano Dave Hubbard (atual quarto no ranking) em segundo, conseguindo classificação direta para o terceiro round do evento principal. Na sétima bateria da fase foi a vez de João Paulo “Jeff”, que não teve a mesma sorte e foi para a repescagem. Roberto Bruno, o atual nono do ranking mundial (o mais bem colocado entre os brasileiros, devido resultado de etapa anterior), apesar do acerto na estratégia, não conseguiu pegar as melhores ondas e também foi para o segundo round.

O terceiro dia, 13 de julho, começou com vitória da Isabela Sousa, no início de sua batalha pelo pentacampeonato mundial, conseguindo passagem direta para a quarta fase, contudo, na mesma bateria, nossa outra atleta na competição, Patrícia Setúbal, terminou na terceira colocação e foi para a repescagem, onde errou estratégia e acabou eliminada. Infelizmente, apesar de sua classificação para as quartas, “Bela” não conseguiu superar a japonesa campeã da etapa brasileira do mundial, Ayaka Suzuki, e deu adeus precocemente da etapa.

No quarto dia, 14 de julho, após semi-final feminina e também da professional juniores, nosso cearense João Paulo “Jeff” foi o primeiro a brigar na repescagem, e conseguiu classificação para a próxima fase eliminando o atual campeão da etapa brasileira do mundial, o espanhol Diego Cabreira, deixando o adversário na “combinação”. Na última bateria do round, numa disputa muito difícil, Roberto Bruno também avançou, virando na última onda contra o local Cristobal Fernandez.

O quinto dia do evento, 15 de julho, começou muito bem para nosso estado, apesar da eliminação do Isaias Ravyc, na sétima bateria do terceiro round. Contudo, na disputa anterior, o campeão cearense 2015 (João Paulo “Jeff”) simplesmente desclassificou o campeão mundial daquele mesmo ano, o sul-africano Jared Houston, conseguindo vaga na fase seguinte, não eliminatória. Já Roberto Bruno, além de também ter conseguido passagem para o quarto round, atropelou o australiano Josk Burguete, o deixando em “combinação”. No final da tarde, os últimos doze competidores voltaram para o mar, mas, infelizmente, nossos dois cearenses foram para a repescagem, entretanto, logo em seguida, nosso país comemorou o título da capixaba pentacampeã mundial, Neymara Carvalho, que venceu o feminino  batendo na final a japonesa Ayaka Suzuki.

bruno 4 jeff 4 bruno 3 bruno 2

Hoje, no último dia, nossos atletas começaram avançando para as quartas-de-final, mas com João Paulo “Jeff”, outra vez, desclassificando Dave Hubbard, tornando-se uma pedra no sapato do havaiano, e acabando em quinto na competição. Dentre os quatro brasileiros que conseguiram classificação para essa fase (quartas), haviam três nordestinos, dois deles cearenses, entretanto, somente nosso pentacampeão nacional foi para as semifinais, superando o campeão do Itacoatiara Pro 2016, o basco Alex Uranga. Ele se juntou ao outro tupiniquim que conquistou vaga entre os quatro melhores do campeonato, o baiano campeão mundial Uri Valadão, com quem disputou o terceiro lugar e venceu, terminando como o melhor brazuca da etapa.

Após todos os resultados do ano até aqui, Roberto Bruno passou a ser o brasileiro mais bem colocado no ranking global, com a quinta colocação, João Paulo “Jeff” se encontra no vigésimo oitavo posto e o Isaias Ravyc no trigésimo quinto. No feminino, Isabela Sousa é a quinta colocada e Patrícia Setúbal a décima. Na professional juniores, Gabriel Castro é o décimo terceiro, Maycon Sousa (Michael Jonathan) o décimo oitavo e Victor Batista o trigésimo.

 

Foto de capa: site da APB (print da transmissão).

Outras fotos: David Barbosa, Isaias Ravyc, Pablo Jimenez.

Colaborações: Isaías Ravyc e Roberto Bruno.

 

Fontes:

apbtour.com

budeo.cl

wikipédia

bodyboarding101.blogspot.com.br

mercurioantofagasta.cl

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s