Apesar da falta de energia durante toda a manhã do evento, devido lamentável acidente fatal do nativo conhecido por “Tapeba”, a terceira etapa do Circuito Master Vip Francisco Rosa foi um sucesso e gerou inúmeros momentos de alegria, euforia, descontração e nostalgia, como também aconteceu nos outros dois encontros do certame.
Competição ocorreu no domingo retrasado, dia cinco de novembro, e novamente no alucinante Morro do Chapéu, defronte a barraca Água de Côco, como na etapa anterior, mas, desta vez, o casal Adriano e Ariana, proprietários do estabelecimento, ofereceram à comissão técnica, atletas e todos os outros presentes no evento uma nova e excelente estrutura, além da tradicional deliciosa culinária e o caloroso atendimento.
Encontro foi especial em todos os sentidos, começando pelo retorno às competições de três grandes do bodyboarding cearense: Crisanto Pimentel, bicampeão cearense em 1991, por ter conquistado duas categorias na mesma temporada (pro/am e amador sênior), repetindo feito de Seikiti Shinmon do ano anterior; Wandson Mendes, campeão iniciante do estadual e da 5ª Copa Cavalo Marinho na categoria iniciante do ano de 1995; e Fábio Alexandre, outro importante atleta do início da segunda década da história local do esporte. Este, que havia deixado de competir em 1994 e, portanto, há vinte três anos, considerou o retorno mágico porque relembrou sua trajetória estando ao lado de toda sua família, inclusive, do seu irmão Flávio Alexandre (ex-bodyboarder) que, na oportunidade, lhe serviu como técnico e trouxe consigo prancha BZ de uma série limitada autografada pelo homenageado (Francisco Rosa). Outro que ficou muito feliz naquele domingo foi o patrocinador dos troféus, o também atleta Juan Garcia (campeão cearense amador em 1998), por ter voltado ao pódio pela primeira vez desde que se afastou das disputas há quinze anos, mais precisamente em 2002.
Outro fator que tornou encontro histórico foi a presença ilustre do cearense sétimo melhor do mundo do ano, o megacampeão Roberto Bruno, que esteve acompanhado da esposa Dalete Mousinho (atual líder da principal categoria feminina do circuito estadual) e dos filhos. Também abrilhantaram evento com suas importantes presenças o atleta profissional sobrinho do homenageado, Francisco Robson “Bob”; Tainan Monte, empresário, atleta profissional, patrocinador da etapa e presidente da federação estadual; e os atletas profissionais João Antônio “Juba”, Rebecca Fontenele (campeã cearense iniciante 2008), Bia Jesus (campeã cearense iniciante 2007) e Iasmine Guedes.
Alberto Colares, o famoso “Betinho”, campeão incontestável da etapa e tetracampeão cearense na história do esporte, afirmou na cerimônia de premiação ter ganho seu 105º troféu da carreira e dedicou vitória à sua mãe, que disse amar muito, estando ela presente após ter testemunhado durante todo o domingo a performance vitoriosa do filho. Ele ganhou do grande cearense Melk Lopes (brasileiro campeão da primeira etapa de mundial no país em 1995) que, com o vice-campeonato, assumiu liderança do ranking do circuito. Já a campeã estadual de 1987, Graziela Monteiro, vencedora no feminino batendo a barrense Kátia Cristina, expressou em poucas palavras o significado da vitória: “muito feliz, foi um reflexo dos meus treinos e tive a certeza que a alegria que sinto com meu esporte foi mais uma vez abençoada”. Nadja Pernas, outra barrense na corrida pelo titulo, assumiu primeira colocação da classificação geral. Na final “incentivo”, Jomar Souza comemorou vitória deixando o carioca de Macaé, Gustavo Gracia, na segunda colocação.
Paulo de Tarso, o “Mano” (realizador do circuito), também durante a cerimônia de premiação, agradeceu todos os patrocinadores e atletas que participaram da etapa, esclareceu que sucesso do certame vem se confirmando e demonstrou importância que teve a volumosa participação. Disse ele: “todas as vagas esgotadas, boa arrecadação para a escolinha mais carente do estado e, talvez, muitos de vocês não tenham a noção do tamanho da importância disso para aqueles jovens”. Amadeu Júnior, fundador e coordenador da EBP (Escolinha de Bodyboarding do Pecém), presente no encontro com alguns alunos, externou ter ficado muito grato pelas doações, mas também, reforçou a importância daquele gesto de todos os competidores e do dirigente do campeonato que, com a brilhante ideia de um formato diferente de competição, vem apoiando a base do esporte estadual.
Etapa foi homologada pela federação; teve julgamento da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding), com equipe composta pelo head-judge Walderi Júnior e árbitros Reginaldo Cabral, Renato Pinguim e Alexandre Barros; teve a cobertura deste site e foi toda patrocinada por bodyboarders empresários: Atual Vidros, do Juan Garcia; High Score, do Tainan Monte; Kcal Sports, do Carlos Ezequiel; Ag Decor, do Gustavo Tavares; Jorge Rebouças Loteamentos, do Jorge Rebouças; Pizzas Hookipa, do Rafael Morais; Jet Bronze, do Renato Casas; Milplast, do Ériko Vasconcelos, que se inscreveu mas na véspera acabou sofrendo um corte num dos pés que lhe tirou da competição; Fármácia Medipharma, do Fábio Alexandre; e Mesquita e Dornelas, do Gabriel Mesquita, primeiro presidente da entidade pioneira do esporte no estado.
Segue, abaixo, resultados da competição e ranking atualizado após três etapas do circuito:
Grande final masculina
1º Alberto Colares
2º Melk Lopes
3º Marcondes Ramos “Kokão”
4º Juan Garcia
Feminino
1º Graziela Monteiro
2º Kátia Cristina
3º Nadja Pernas
4º Patrícia Brasil
Final masculina “incentivo”
1º Jomar Souza
2º Gustavo Gracia
3º Luis Carlos
4º Emílio Rocha
Fotografias: Marley Araújo
RANKING CIRCUITO MASTER VIP FCO ROSA APOS TRES ETAPAS
valeu…….