SOBERANA EM ÁGUAS CARIOCAS

Mãe de duas lindas filhas (Tiffany e Steffany) e casada há catorze anos com Wernek Almeida (bodyboarder tricampeão fluminense), a atual campeã máster carioca e bicampeã máster macaense é cearense de São Gonçalo do Amarante e começou a praticar o esporte no mesmo pico da nossa tetracampeã mundial Isabela Sousa, um dos seus ídolos.

Tatiana Rodrigues, batizada como a “Musa” do “Rio Bodyboarding Master Séries” e do “Macaé Master Bodyboarding”, tendo em vista ter ganho os dois circuitos desta temporada, começou no esporte em outubro de 1999, um mês após completar vinte anos de idade. Cansada de ficar olhando ex-namorado surfar, resolveu ingressar no esporte pegando a outra prancha dele, “uma azul pesadíssima”, que nunca conseguiu esquecer o quanto era difícil segurar.

40 Pódio1_FCB_1ª Etapa_Fotos Icaraí Julgando Campeonato Cearense 05-2005

Competiu pela primeira vez na categoria iniciante, no dia 09 de agosto de 2000, no pico onde aprendeu a surfar, e já com vitória num evento que serviu como a primeira etapa do circuito da ABBI (Associação de Bodyboarding do Icaraí), organizado por Wandson Mendes e Eduardo Porto, o “Titãs Bodyboard”.

Em 2002, foi vice-campeã na primeira etapa do estadual que aconteceu dias 09 e 10 de março, na Praia do Futuro, tendo perdido para a campeã cearense daquele ano (Patrícia Helena), mas ganho daquela que acabou se tornando campeã brasileira amadora da temporada (Patrícia Setúbal). Foi quarta colocada na quarta etapa, ocorrida defronte barraca Girassol, também na Praia do Futuro, e terminou ano conquistando o título de vice-campeã cearense. Ainda ganhou, no mesmo período, a inaugural etapa do municipal de Caucaia (resultado que lhe ajudou a conquistar o primeiro título de circuito local) e o municipal da capital, sua outra honraria do tipo conseguida após vitória na segunda disputa e vice-campeonato na última briga do “Fortaleza Open”.

DSC08297 Campeonato na praia de Peró_CaboFrio_03-2006 13937999_1042785585799301_2575150518020262042_o(1) 20170216_191635

Em 2006, estreou com um vice-campeonato amador na única etapa do circuito macaense de bodyboarding, que ocorreu nos dias 18 e 19 de março, na Praia do Pecado, lhe garantindo assim seu primeiro triunfo em águas cariocas. Dois anos depois, precisamente no dia 07 (sete) de setembro e na Praia dos Cavaleiros, foi vice-campeã na segunda etapa do circuito municipal de Macaé, que naquele ano foi considerado o melhor do país. Em 2009, terminou temporada na sétima colocação do ranking, no ano seguinte repetiu posição e nos dois períodos subsequentes a quarta colocada.

IMG-20170819-WA0188 18527113_10210843792025710_3383402498138094281_o 1494120290425 20161227_160220

Ano passado, conquistou seu primeiro título máster da carreira, o de Macaé, após vice no individual e por equipes na última etapa do certame, que ocorreu no “secret”, dia 03 (três) de dezembro. Entretanto, este ano, a biografada entrou definitivamente para a história do esporte nacional porque conseguiu ganhar os dois circuitos másteres que aconteceram no estado do Rio de Janeiro.

Ela começou esta incrível temporada conquistando a quarta colocação na primeira etapa do municipal macaense, durante o tradicional evento “Fest Verão”, que foi realizado no início da segunda quinzena do mês de fevereiro. Pouco depois, foi vice-campeã na disputa inicial do máster estadual, o “Rio Bodyboarding Master Séries”, realizado no primeiro dia do mês de abril, na paradisíaca Praia Brava de Arraial do Cabo. No mês seguinte, mais precisamente no dia 06 (seis) de maio, foi vice-campeã por equipe, e também no individual, no inicial encontro do macaense, o “Macaé Master Bodyboarding”, acontecido na Praia do Pecado. No último sábado do mês de julho, batendo na final a tricampeã carioca Nicolle Calheiros, foi campeã na segunda etapa do máster estadual e também na segunda de Macaé, já que disputa aconteceu naquele município e valeu pontos nos dois circuitos. Em agosto, também foi campeã na segunda etapa do circuito municipal realizado pela AMB (Associação Macaense de Bodyboarding). No primeiro dia de outubro, estava na equipe que ganhou a terceira disputa do máster macaense, ocorrido na praia do parque natural da restinga do Barreto, e, no dia 22 (vinte dois) do mesmo mês, na Praia da Joatinga, foi vice-campeã individual no máster estadual. No mês passado, dia 19 (dezenove), na fantástica praia niteroiense de Itacoatiara, foi campeã por equipes da quarta e última etapa do “Rio Bodyboarding Master Séries” e acabou se consagrando também campeã do circuito, deixando sua maior rival da temporada (Nicolle Calheiros) com o vice-campeonato do certame. Para completar espetacular ano da carreira, no último dia 03 (três), outra vez no “secret” (como em 2016), venceu quarta e derradeira disputa do “Macaé Master Bodyboarding” e conquistou o bicampeonato consecutivo.

20160116_174417-1-1 20171022_161209 FOTO MASTER cópia WhatsApp Image 2017-12-28 at 18.36.50

Tatiana Rodrigues já foi também árbitra (antes de se mudar para Macaé/RJ), disputou campeonato brasileiro, uma etapa do mundial em Búzios e outra do latino-americano em Rio das Ostras, mas um dos seus maiores projetos da atualidade é competir no máster de sua terra natal, no certame que homenageia um dos maiores atletas do nosso estado, o inesquecível Francisco Rosa.   

 

Fotos: Cris Lira, David Ventura, Douglas Avelino e arquivo pessoal. 

 

Fontes:

Waves

Jornal Diário do Nordeste

macae.rj.gov.br

ambmacae.blogspot.com.br

Revista Beach Show

pena.com.br

ricosurf.com.br

vimeo.com

20 comentários

  1. Muito feliz pela Taty, uma mulher dedicada ao esporte e a família.
    Tive o privilégio de competir com ela no Macaé Master Bodyboarding e fui muito bem acolhida por todas musas do bodyboard, carrego até hoje uma das lindas amizades conquistadas em Macaé.
    Sempre trocando altas ideias e prestigiando o mar de Macaé em ótima companhia.
    Parabéns Taty, vc merece!

  2. Salve Guerreira , tu é sinistra , muito determinada … espero que 2018 se repita todas as vitórias e que possa trazar nosso objetivos !
    Seu fã de vc e no Werneck , um super beijo em toda Família !

    Paz!

  3. Que linda homenagem!!! Amiga guerreira que inspira muita gente,merece muitos aplausos!!! Que emociona em cada campeonato onde participa com muita garra.
    Você é SHOW!!!
    Parabéns campeã!!!👏👏👏

  4. Muito bom poder conhecer melhor essa atleta cheia de talento, que além de atleta, é mãe e esposa dedicada do meu brother Wernek Almeida…
    Parabéns pelo belo trabalho…
    Te desejo muito sucesso…
    Boas ondas

  5. Por onde comecar…? pra falar dessa mulher maravilhosa e das inumeras conquistas que acompanhei, quero dizer que ela antes de ser uma super bodyboarder é tbm uma super esposa, super mae, super amiga, super concelheira, super companheira e enquanto eu estiver vivo, estarei vibrando com sua vitorias e dando esporros com sua derrotas. Cobro bastante de dela pq sei que ela pode ser mais, basta acreditar nela mesmo o quanto eu acredito que ela pode! As vitorias emcima de boas atletas mencionadas na biografia ė super maneiro ver isso, mas as vitorias de superacao que somente eu acompanhei … isso que e o mais irado, ve-la vencer o proprio medo e se dedicar pra ter um bom resultado… pra mim e mais que o trofeu q ela ganha nas etapas. Voce esta de parabens meu amor e desde ja deseja um feliz e prospero ano novo pra vc e que venham outros campeonatos e estaremos treindando juntos pra aumentar o numero de nossos trofeus kakakakkaa !!!! Bjs te amo e ficou top a biografia!!!!!

  6. É muita felicidade ver uma brasileira, guerreira, iluminada e um ser humano maravilhoso ter uma biografia tão linda como essa, fruto de muito treino, disciplina, resiliência, abdicação e humildade.
    Você merece tudo de melhor, inclusive um excelente patrocinador para que tenha a oportunidade de disputar os campeonatos pelo Brasil pois é certeza de pódio garantido.

    Sucesso,luz e boas ondas!
    Vida longa ao bodyboarding!
    Você merece isso e muito mais!

  7. Que lindo taty a sua biografia, antes de ler já era sua fã agora então sou mais ainda ,,parabéns..!!surfa muitoo..🌊🌊👏👏👏

  8. Obrigada a todos pelo carinho e reconhecimento. Espero a galera do Ceará vir competir aqui em Macaé no Master Macaé e no Rio Bodyboarding Master Series.
    Bjs! Aloha!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s