ACEAB DANDO EXEMPLO

Motivado apenas pelo amor ao bodyboarding, o presidente da nossa associação de julgadores atravessa a fronteira do estado e ministra, gratuitamente, curso para árbitros de outras duas federações nordestinas, dando exemplo para todo o país.

Curso aconteceu no último final de semana em Natal, mais precisamente de 5 a 7 de janeiro, numa das dependências da Escola Municipal Antônio Campos, situada no bairro Mãe Luiza, e também na praia de Miami, onde houve a aula prática. Contou com a presença de nove árbitros potiguares e dois paraibanos, foi organizado por Wagner Caetano da ANB (Associação Norte-Rio-Grandense de Bodyboarding) e ministrado pelo emblemático Paulo de Tarso, “Mano”, presidente da inspiradora ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding).

No primeiro dia do curso, e com apostilas confeccionadas pelos outros heads da nossa entidade, Amadeu Júnior (CE) e Alisson Torres (PE), os principais assuntos abordados foram: membros de um evento; fatores para um bom julgamento; regras, condições e situações de julgamento; critérios dos direitos de passagem; prioridades; regras do somatório das ondas; código de ética; manobras; além de sistema de informatização. No dia seguinte, única matéria abordada foi interferências, mas logo depois avaliações (também feitas por Amadeu Júnior) foram aplicadas. No domingo, a terceira e última etapa do curso, bodytreino na praia de Miami como aula prática.

Para o palestrante – um dos pioneiros da arbitragem cearense e o único da região nordestina que julgou a primeira etapa de mundial no país e que fez parte do quadro fixo da primeira entidade nacional do esporte (Abrasb) – curso em terra potiguar marcou de forma surpreendente sua longa carreira arbitral porque lhe possibilitou novamente perceber a enorme relevância que outros nordestinos dão ao esporte. “Pude constatar o brilhante interesse de pessoas em praticarem o melhor para o bodyboarding, foi algo indescritível, que realmente eu não tinha noção que ainda pudesse sentir isso”. Disse ainda, nessa entrevista via aplicativo de mensagens, que tem profunda admiração pelo organizador do curso, pessoa que considera um “amante profissional do bodyboarding” devido dedicação e empenho pelo esporte, e mandou um recado para a confederação brasileira: “não cometam erros das diretorias anteriores, promovam cursos dessa natureza, saibam que existem várias pessoas do bem que amam esse esporte, querem trabalhar por ele e merecem ser aproveitadas”.

Foto: arquivo pessoal Paulo de Tarso

5 comentários

  1. Grande homem…
    Que experiência imensa nesse curso com esse grande homem Paulo de Tarso. Obrigado por trazer pra nós da Paraíba essa sua imensa experiência no nosso esporte . Obrigado e Deus abençoe a todos 👏🏼👏🏼👏🏼🌊👊🏼😉

  2. A palavra é OBRIGADO ao Paulo de Tarso, por sua disponibilidade em ministrar gratuitamente o curso aqui em Natal, isso mostra o quanto você ama o esporte, servindo de exemplo a todos !!!. Um verdadeiro marco em nossa história! Todos que participaram do curso ficaram super felizes por terem recebido tamanha honraria de conhecimentos passados! O material bem elaborado pela ACEAB que está de parabéns!! Espero que empolgue a outros Estados para realização de cursos nesse nível técnico, é super importante, demonstra o total respeito pelos atletas / competidores e o compromisso em evoluir como árbitro que fazem parte dos quadros país a fora. Muito satisfeito, estamos evoluindo e trabalhando para melhorar, alinhando os pensamentos em prol do nosso esporte! Aloha!!

  3. Foi muito bom ter essa oportunidade para nossa evolução no esporte. O quadro técnico tinha que ter esse curso de arbitragem para uma melhor qualidade para eventos aqui No estado é fora.Obrigado pela força galera.

  4. Um parte histórica para minha vida com esse 1° curso de arbitragem de bodyboard em Natal , RN. Pratiquei 12 anos intensos e parei por quase 20 anos por motivos diversos e comum como todo brasileiro fui mais um que tive que escolher para parar o esporte. Sempre tive meus obsoletos equipamentos mas parado fiquei.
    Então novos tempos, equipamentos, manobras, regras e conceitos. O que descubro mais?
    As novas organizações em nova faze de Natal no esporte como grupos que surgem…
    E esse agora dirigido pelo Wagner Caetano e que venham outros somarem porque quem ganha é o esporte e juntos todos ganham.
    Fico feliz em ter a oportunidade de ter conhecido e pegar o espírito verdadeiro de aprender um pouco o universo da arbitragem de um esporte em suas particularidades. Então com o Paulo de Tarso, conhecido como Mano.
    Paulo muito bem fez nas aulas que dividiu parte do seu conhecimento dando segurança e inspiração para os novos praticantes e os que retornam para a prática do esporte.
    Valeu, nunca será esquecida essas aulas. Quando puder mais ainda vou querer aprender, a final a casa do saber nunca enche…rsrs.
    Valeu Mano!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s