SWELL HOMÉRICO NOS VERDES MARES

Conforme previsto, ondas grandes, perfeitas e tubulares quebraram ontem em todo litoral cearense, algo jamais visto por muitos, animando nossos bodyboarders e provocando muita euforia.

Ondulação encostou anteontem, no final da tarde, e, por conta da demora e da imensa expectativa, já havia muitos desesperançados, entretanto, diante das séries pesadas e fortes que apareceram no pôr-do-sol, animação voltou a ser grande para o dia seguinte e não deu outra. Aqui na Taíba, onde estávamos, o sábado amanheceu quebrando grande, perfeito e tubular nos três picos, Taibinha (onde surfei), Pesqueira e no Morro do Chapéu, este último, alucinante, como puderam observar na fotografia de capa desta matéria, feita por Renato Correia “Pinguim”, do atleta profissional Tainan Monte. Ele colocou para dentro nessa onda e tudo foi filmado de perto pelo monstro Markos Montenegro que, com sua caixa estanque, acompanhou toda a trajetória do atleta dentro daquele tubão. Outro, que não deixou por menos, foi o primeiro campeão máster (1994) da história do bodyboarding estadual, Ériko Vasconcelos, que resolveu causar e de joelhos surfou numa kneeboard. No final de tarde, no mesmo pico, apesar da mudança do vento, ainda havia umas boas e quem aproveitou foi o atleta máster Leonardo Almeida, mandando um rollo animal e perfeito numa bomba. As irmãs Patrícia Helena (bicampeã estadual) e Renata Úrsula (tricampeã estadual), foram as representantes femininas na água e também botaram pra baixo. Mas, como afirmamos no início, rolou altas ondas em todo litoral cearense.

No Icaraí, a árbitra Nadya Kelly, companheira do fotógrafo Sidnei Machado (profissional que nos enviou imagens), testemunhou até um dos pioneiros do bodyboarding alencarino, mais precisamente um dos primeiros julgadores da nossa história, Miguel Ângelo, sendo cuspido por uma das grandes ondas que lá quebraram, “com séries de tirar o fôlego”, disse ela.

Na Praia do Futuro, também perfeito e tubular, mas com uma forte correnteza, Alberto Maia, 7º lugar júnior na 2ª Copa Cavalo Marinho (1989), revelou que entrou no mar duas barracas após o clube de engenharia e saiu em frente a praça 31 de Março, após uma hora de surf. Tom Santiago, que voltou recentemente à presidência da federação estadual, ficou deslumbrado. “Surfo no Ceará desde 1999 e nunca vi um mar tão perfeito, tão tubular. Conheço outros picos, mas o litoral cearense com esse swell, esse vento, ficou muito perfeito, estou impressionado com o tamanho da perfeição, os tubos na Praia do Futuro pareciam que eu estava surfando em Noronha”, disse ele.

No Porto das Dunas também não foi diferente, como nos contou o cearense campeão brasileiro mirim em 1999, Vladinir Maciel. “Aqui estava parecido um lago, sem um pingo de vento, aí vinham aqueles tapetes se mexendo, a onda não farelava e jogava o lip lá de quebrada parecendo o Icaraí antigo, eu nunca vi o Porto das Dunas desse jeito, só tubão!”

Ponte Metálica, Pico das Almas, Titanzinho, também com altas ondas, mas hoje baixou geral e, por conta disso, resta-nos esperar o próximo swell que, segundo nova previsão, será ainda maior e encostará no nosso litoral na próxima sexta-feira.

Fotografia de capa: Renato Correia “Pinguim”

Outras fotografias: Marley Araújo, Renato Correia “Pinguim”, Sidnei Machado e Bruno Viana (do atleta hexacampeão cearense Luís Gustavo)

WhatsApp Image 2018-02-24 at 19.25.47 WhatsApp Image 2018-02-24 at 21.52.51 WhatsApp Image 2018-02-24 at 22.29.18 WhatsApp Image 2018-02-24 at 22.58.09 WhatsApp Image 2018-02-24 at 23.03.45 WhatsApp Image 2018-02-25 at 06.54.16 WhatsApp Image 2018-02-24 at 17.06.23 DSC_4500 DSC_4521 DSC_4528 DSC_4536

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s