O MEGA SWELL CEARENSE

Considerado, pelos mais antigos, o maior da história cearense do bodyboarding, superando, portanto, aquele da semana passada, o “mega swell” deixou rastros de destruição, proporcionou ondas oceânicas e concretizou sonhos dos nossos “big riders” nos quintais de suas casas.

As primeiras notícias sobre imensa ondulação que iria encostar na costa cearense vieram de sites esportivos, no começo da semana e, no meio dela, a Marinha e Defesa Civil alertaram população sobre possibilidade de ondas com até três metros e meio de altura. Ápice do “mega swell” foi ontem, mas os primeiros sinais de sua chegada muitos perceberam no final da tarde da quinta-feira, em vários picos do nosso litoral, inclusive, no Iguape, como podem ver numa das duas imagens do fotógrafo Caio Vitor, no álbum abaixo, de uma onda com tamanho considerável quebrando solitária.

Como também aconteceu na semana passada, funcionou em todos os picos estaduais no apogeu do fenômeno marítimo. No Morro do Chapéu, onde estávamos, vários bodyboarders deram demonstrações de coragem e Rodrigo Silva (um dos árbitros da nossa associação cearense de julgadores) foi um deles, por ter descido uma verdadeira parede que vocês puderam visualizar na fotografia de capa desta matéria, de minha autoria. Da mesma forma, os irmãos Pinheiro (Ítalo e Delano), os irmãos Tavares (Frederico e Emílio) e muitos outros. A quantidade de fotógrafos foi outro fator impressionante naquele pico, e uma dezena deles existia no pequeno intervalo entre a laje e a barraca Água de Côco. Renato Correia “Pinguim”, autor do registro de capa da matéria sobre o “swell” anterior e que também se encontrava naquele local, registrou “drop” insano do local Mycon, como podem comprovar no álbum abaixo. Ériko Vasconcelos, primeiro campeão cearense máster da história do bodyboarding, disse que começou a surfar na Taíba em 1985 e nos assegurou que nunca viu ondas tão grandes como aquelas.       

No Icaraí, onde similarmente estava imenso, rolou assim nos seus três principais pontos, como nos relatou o retratista Sidnei Machado. “Pela manhã, vento terral com ondas variando de 1 a 2,5 metros, um pouco mais na série, quebrando grande no reef da Kamoa, na Isabela e nos Coqueiros, onde estava Indonésia para os dois lados, um absurdo. À tarde, entrou um vento maral, porém, permaneceu o tamanho até pôr-do-sol”, disse ele.

A Ponte Metálica foi lavada pelo mar, como nos velhos tempos, contudo, relatos deram conta que instalação elétrica por baixo dela provocou choque em alguns surfistas. Além disso, a escultura cinética do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, a La FemmeBateau, desapareceu. O calçadão da Praia de Iracema foi tomado por pedras e muita areia, tendo o mar lavado também toda a avenida daquela orla. Titanzinho estava animal e teve a presença do megacampeão Roberto Bruno, como podem conferir na imagem feita pela fotógrafa Iara Guimarães. Pico das Almas no mesmo nível (vejam no outro registro do Caio Vitor), Praia Mansa igualmente, além de “El Gringo”, na Sabiaguaba, como podem ver nas imagens de Emílio Rocha.  

Hoje, pela manhã, “mega swell” ainda se mantinha, mas com um vento maral prejudicando, um pouco, as condições do mar e o tamanho das ondas, entretanto, rendeu ótimos momentos na laje do Morro do Chapéu e três das nossas meninas aproveitaram, Patricia Helena, Renata Úrsula e a local Ana Lyvia Martins.

Fotografia de capa: Marley Araújo

Outras Fotografias: Marley Araújo, Renato Correia “Pinguim”, Caio Vitor, Emilio Rocha e Iara Guimarães.

DSC_5038 2 DSC_4804 2 DSC_4987 DSC_5376

WhatsApp Image 2018-03-01 at 22.26.57 WhatsApp Image 2018-03-02 at 12.52.26 WhatsApp Image 2018-03-03 at 14.42.27

WhatsApp Image 2018-03-03 at 15.03.01 WhatsApp Image 2018-03-03 at 18.18.12 DSC_5334 DSC_4659 2

DSC_5385 DSC_5294 DSC_5316

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s