A PRESENÇA FEMININA NO MASTER

Por Kátia Cristina.

kátia

A primeira etapa do Circuito Master Vip Francisco Rosa de bodyboarding, em homenagem e apoio à família do atleta Francisco Rosa, acontecerá no dia 15 de abril de 2018, na praia da Taibinha, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, Estado do Ceará. Rosa foi pioneiro no esporte, em meados dos anos 80, e inspirou uma geração de atletas para prática deste esporte.

Em 2017, primeiro ano do Circuito, consideramos que foi um sucesso por reunirmos dez atletas, mulheres, com idade, a partir de 40 anos, que continuam instigadas e priorizando o bodyboarding como parte de suas vidas. Neste ano, tivemos a alegria da categoria feminina e nossa campeã foi Graziela Monteiro, local da Praia do Futuro. A vice foi Nadja Pernas, local da Barra do Ceará.

Para primeira etapa deste ano, Nadja não irá participar, pois estará em processo de mudança do Brasil para residir em Portugal. Em especial, queremos agradecer pela amizade que temos, desde a infância, pelo amor ao mar em free-surf e na vida pessoal por mais de 30 anos. Patrícia Brasil, da mesma forma, também participou do circuito na temporada passada, mas, atualmente, reside em Natal. Quem sabe possamos recebê-las em uma etapa para este ano? Sintam-se convidadas! Elas tiveram presentes com muita radicalidade. Neste contexto, sabemos que o “espírito competitivo” das atletas esteve marcado por momentos de alegria, por simples “15 minutos”, que se faziam importantes, em um dia de surf com as amigas.

Para 2018, temos a presença e aproximação de atletas que praticam o esporte desde o final da década de 80 e início da década de 90, e que irão entrar no circuito, já completos 40 anos de idade. Com imensa satisfação, convidamos as meninas/mulheres guerreiras que desejam participar, em especial, as bodyboarders: Ana Cristina Gomes, Ana Paula Curacy, Edna Barros, Francilene dos Santos (Fran), Graziela Monteiro, Rafaela Frota, Carla Nascimento, Andrea Costa e Carmelinda Martins para participarem da primeira etapa do Circuito Master Vip Francisco Rosa.

Propomos que a competição seja entendida aqui, nesse circuito, como capaz de transcender o uso do corpo com manobras radicais (necessárias), mas como parte da vida social, da cultura do surf e da atividade daquelas que amam estar no mar. A presença das atletas no circuito marca a continuidade da história do bodyboarding feminino como privilégio de nossas escolhas saudáveis, fortes, alegres e puras, no sentido, espiritual que esse esporte proporciona.

Por isso, vamos competir, vamos persistir na ideia de usufruir da natureza em um “Estado de Competição” por qualidade de vida e amizade. Para isso, será com imenso prazer que todos venham prestigiar nossa geração que ama o mar e se reúne por causas coerentes, como estas: encontrar amigos, contribuir com equipamentos de surf e outros materiais para as escolas locais. Neste circuito, estaremos doando para a Escolinha da casa do PAS, Kahanalu e, claro, pela contribuição simbólica à família e memória viva do atleta Francisco Rosa. Boas ondas meninas! Bom encontro de surf!

Fotografia: Marley Araújo

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s