Diante de um público eufórico, com cenário paradisíaco e num local histórico, quatro monstros do bodyboarding cearense venceram a batalha inaugural do máster estadual deste ano e assumiram a ponta na disputa pelos respectivos títulos do circuito.
A 1ª etapa do 2º Circuito Master Vip Francisco Rosa ocorreu anteontem, defronte a “Casa do PAS”, na Taibinha, quase que no mesmo local onde aconteceu, há trinta anos, a primeira Copa Cavalo Marinho, considerada por todos um “divisor de águas” do bodyboarding cearense.
Além de ter sido feito num local histórico, de continuar mantendo vivo o nome do nosso primeiro grande atleta e de ter homenageado nosso sétimo melhor do mundo (Roberto Bruno), evento também foi especial porque trouxe de volta para o mar outros vários importantes bodyboarders do passado como Roger Vitor (campeão cearense máster 1996 e 22 anos afastado das competições), Pedro Cabral (28 anos afastado), Márcio Ricardo, Clóvis Campos, Carla Nascimento (campeã do municipal de Caucaia 2002) e Rafaela Frota (bicampeã estadual 90/92). Além deles, o grande Ednardo Peixoto, ex-dirigente e árbitro da nossa entidade pioneira (ABBC), voltou a julgar.
Outro fator diferenciado dessa etapa foi a disputa inédita da categoria lendários, para atletas com, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) anos de idade, pois emocionou todos na cerimônia de premiação, bem como, quando estava dentro d’água, tamanha superação dos envolvidos. Ériko Vasconcelos, o vencedor da disputa dos mais antigos do estado, revelou que sentiu uma emoção tão grande com a vitória que até agora não conseguiu explicar e, num momento de descontração, fez uma comparação de si com o vinho (quanto mais velho melhor). E disse mais: “o evento foi perfeito, organizado, Netuno ajudou e perdeu aquele que deixou de ir”.
Na principal categoria dos quarentões, o vencedor foi o atual campeão do circuito, Alberto Colares, que disse ter ficado muito feliz com a vitória porque ganhou “logo de cara” no certame deste ano. Achou que venceu “final disputadíssima” devido sua última onda e exprimiu que objetivo maior da temporada se aproximou, já que pretende ser bicampeão desse campeonato que homenageia o inesquecível Francisco Rosa.
No feminino, a atual campeã do circuito, Graziela Monteiro, foi surpreendida pela Rafaela Frota, que levou o título da disputa. Numa entrevista ao nosso site, a vitoriosa expôs que voltou a surfar depois de onze anos e a competir depois de dezessete, que achou o clima do campeonato maravilhoso, que adorou ver a galera “das antigas”, que renasceu quando entrou para disputar a primeira bateria e que explodiu de emoção quando “Mano” anunciou sua vitória. Disse ainda ter ficado muito feliz pelo momento que viveu, mas também porque pôde mostrar para seus filhos como é bom praticar esporte e ter amigos.
Carla Nascimento, que voltou a competir depois de dezenove anos, ficou bastante feliz por ter conseguido a terceira colocação e se impressionou com o nível de acolhimento das concorrentes. “Na primeira bateria já tinha decorrido dez minutos e eu ainda não havia surfado, foi quando a atual campeã do circuito olhou pra mim e disse para me acalmar que tudo iria dar certo”, apontou ela.
Ednardo Peixoto, declinou que retornou ao julgamento após uma década e meia afastado, e que foi muito bom trabalhar com a equipe da associação cearense dos árbitros devido segurança que eles passaram. Agradeceu “Mano” pelo convite e considerou um desafio enorme voltar a arbitragem numa competição com grandes atletas conhecedores das regras. Já Walderi Júnior, head-judge da etapa, demonstrou ter sido uma honra comandar julgamento de um evento que considerou como fenomenal, disse ter encerrado trabalho com o sentimento de dever cumprido e agradeceu toda sua equipe pelo desempenho (Ednardo Peixoto, Reginaldo Cabral, Renato Pinguim e Nadya Kelly).
Paulo de Tarso “Mano”, idealizador e principal dirigente do circuito, parabenizou Ednardo Peixoto pelo profissionalismo, comportamento que afirmou pertencer a velha escola de árbitros estaduais, de uma época com decisões fortes e pioneiras, e, por fim, agradeceu todos os participantes (atletas e familiares), patrocinadores, os outros organizadores (Gustavo Tavares, Cristina Gomes, Ednardo Peixoto e Marley Araújo), toda comissão técnica e externou a imensa satisfação que sentiu ao viver tudo isso.
Dois fatos pontuais da etapa: a ausência da atual vice-campeã do circuito, a barrense Nadja Pernas, que está se preparando para morar em Portugal e a força de vontade de Melk Lopes que, mesmo enfermo (com febre), não deixou de competir e ainda conseguiu vaga no evento principal.
Evento foi homologado pela federação; teve julgamento da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding); cobertura deste site; e foi patrocinado pela Atual Vidros, do bodyboarder Juan Garcia; High Score, do bodyboarder Tainan Monte; Kcal Sports, do bodyboarder Carlos Ezequiel; Ag Decor Toldos e Persianas, do bodyboarder Gustavo Tavares; Jorge Rebouças Loteamentos, do bodyboarder Jorge Rebouças; Pizzas Hookipa, do bodyboarder Rafael Moraes; Milplast, do bodyboarder Ériko Vasconcelos; Mesquita e Dornelas Advogados Associados, do Gabriel Mesquita (primeiro presidente de fato da entidade pioneira do esporte no estado); Tailor Made Consulting, do bodyboarder Pedro Cabral; Restaurante Self-Service Apressados, da bodyboarder Franci Santos; e Arrais Veículos.
Resultados:
Lendários
1º Ériko Vasconcelos
2º Carlos Ezequiel
3º Alexandre Barros
4º Marcio Ricardo
Quarentões (principal)
1º Alberto Colares
2º Rafael Moraes
3º Joseni Paulino
4º Gustavo Tavares
Quarentonas
1º Rafaela Frota
2º Graziela Monteiro
3º Carla Nascimento
4º Carmelinda Martins
Quarentões (incentivo)
1º Jomar Souza
2º Adriano Monteiro
3º Pedro Cabral
4º Robson Almeida
Fotografias: Marley Araújo
Parabéns Carla!!! Agora espero te ver no podio nas demais etapas hen? Eu já sabia que você iria fazer final. Parabéns amiga. Orgulho de você que vive no formol. ahahahha bjs!
Adorei a material! Você descreveu realmente o que foi vivido.