FESTA NA LENDÁRIA TAIBINHA

Diante de um público eufórico, com cenário paradisíaco e num local histórico, quatro monstros do bodyboarding cearense venceram a batalha inaugural do máster estadual deste ano e assumiram a ponta na disputa pelos respectivos títulos do circuito. 

A 1ª etapa do 2º Circuito Master Vip Francisco Rosa ocorreu anteontem, defronte a “Casa do PAS”, na Taibinha, quase que no mesmo local onde aconteceu, há trinta anos, a primeira Copa Cavalo Marinho, considerada por todos um “divisor de águas” do bodyboarding cearense.

DSC_5651 DSC_5712 DSC_5842 DSC_5934

Além de ter sido feito num local histórico, de continuar mantendo vivo o nome do nosso primeiro grande atleta e de ter homenageado nosso sétimo melhor do mundo (Roberto Bruno), evento também foi especial porque trouxe de volta para o mar outros vários importantes bodyboarders do passado como Roger Vitor (campeão cearense máster 1996 e 22 anos afastado das competições), Pedro Cabral (28 anos afastado), Márcio Ricardo, Clóvis Campos, Carla Nascimento (campeã do municipal de Caucaia 2002) e Rafaela Frota (bicampeã estadual 90/92). Além deles, o grande Ednardo Peixoto, ex-dirigente e árbitro da nossa entidade pioneira (ABBC), voltou a julgar.

Outro fator diferenciado dessa etapa foi a disputa inédita da categoria lendários, para atletas com, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) anos de idade, pois emocionou todos na cerimônia de premiação, bem como, quando estava dentro d’água, tamanha superação dos envolvidos. Ériko Vasconcelos, o vencedor da disputa dos mais antigos do estado, revelou que sentiu uma emoção tão grande com a vitória que até agora não conseguiu explicar e, num momento de descontração, fez uma comparação de si com o vinho (quanto mais velho melhor). E disse mais: “o evento foi perfeito, organizado, Netuno ajudou e perdeu aquele que deixou de ir”.

DSC_6076 DSC_6127 DSC_6067 DSC_6335

Na principal categoria dos quarentões, o vencedor foi o atual campeão do circuito, Alberto Colares, que disse ter ficado muito feliz com a vitória porque ganhou “logo de cara” no certame deste ano. Achou que venceu “final disputadíssima” devido sua última onda e exprimiu que objetivo maior da temporada se aproximou, já que pretende ser bicampeão desse campeonato que homenageia o inesquecível Francisco Rosa.

No feminino, a atual campeã do circuito, Graziela Monteiro, foi surpreendida pela Rafaela Frota, que levou o título da disputa. Numa entrevista ao nosso site, a vitoriosa expôs que voltou a surfar depois de onze anos e a competir depois de dezessete, que achou o clima do campeonato maravilhoso, que adorou ver a galera “das antigas”, que renasceu quando entrou para disputar a primeira bateria e que explodiu de emoção quando “Mano” anunciou sua vitória. Disse ainda ter ficado muito feliz pelo momento que viveu, mas também porque pôde mostrar para seus filhos como é bom praticar esporte e ter amigos.

DSC_5836 DSC_6307 DSC_6169 DSC_5832

Carla Nascimento, que voltou a competir depois de dezenove anos, ficou bastante feliz por ter conseguido a terceira colocação e se impressionou com o nível de acolhimento das concorrentes. “Na primeira bateria já tinha decorrido dez minutos e eu ainda não havia surfado, foi quando a atual campeã do circuito olhou pra mim e disse para me acalmar que tudo iria dar certo”, apontou ela.

Ednardo Peixoto, declinou que retornou ao julgamento após uma década e meia afastado, e que foi muito bom trabalhar com a equipe da associação cearense dos árbitros devido segurança que eles passaram. Agradeceu “Mano” pelo convite e considerou um desafio enorme voltar a arbitragem numa competição com grandes atletas conhecedores das regras. Já Walderi Júnior, head-judge da etapa, demonstrou ter sido uma honra comandar julgamento de um evento que considerou como fenomenal, disse ter encerrado trabalho com o sentimento de dever cumprido e agradeceu toda sua equipe pelo desempenho (Ednardo Peixoto, Reginaldo Cabral, Renato Pinguim e Nadya Kelly).

Paulo de Tarso “Mano”, idealizador e principal dirigente do circuito, parabenizou Ednardo Peixoto pelo profissionalismo, comportamento que afirmou pertencer a velha escola de árbitros estaduais, de uma época com decisões fortes e pioneiras, e, por fim, agradeceu todos os participantes (atletas e familiares), patrocinadores, os outros organizadores (Gustavo Tavares, Cristina Gomes, Ednardo Peixoto e Marley Araújo), toda comissão técnica e externou a imensa satisfação que sentiu ao viver tudo isso.

DSC_6317 DSC_5967 DSC_6433 DSC_6446

Dois fatos pontuais da etapa: a ausência da atual vice-campeã do circuito, a barrense Nadja Pernas, que está se preparando para morar em Portugal e a força de vontade de Melk Lopes que, mesmo enfermo (com febre), não deixou de competir e ainda conseguiu vaga no evento principal.

Evento foi homologado pela federação; teve julgamento da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding); cobertura deste site; e foi patrocinado pela Atual Vidros, do bodyboarder Juan Garcia; High Score, do bodyboarder Tainan Monte; Kcal Sports, do bodyboarder Carlos Ezequiel; Ag Decor Toldos e Persianas, do bodyboarder Gustavo Tavares; Jorge Rebouças Loteamentos, do bodyboarder Jorge Rebouças; Pizzas Hookipa, do bodyboarder Rafael Moraes; Milplast, do bodyboarder Ériko Vasconcelos; Mesquita e Dornelas Advogados Associados, do Gabriel Mesquita (primeiro presidente de fato da entidade pioneira do esporte no estado); Tailor Made Consulting, do bodyboarder Pedro Cabral; Restaurante Self-Service Apressados, da bodyboarder Franci Santos; e Arrais Veículos. 

Resultados: 

Lendários

DSC_6444

1º Ériko Vasconcelos

2º Carlos Ezequiel

3º Alexandre Barros

4º Marcio Ricardo

 

Quarentões (principal)

DSC_6432

1º Alberto Colares

2º Rafael Moraes

3º Joseni Paulino

4º Gustavo Tavares

 

Quarentonas

DSC_6440

1º Rafaela Frota

2º Graziela Monteiro

3º Carla Nascimento

4º Carmelinda Martins

 

Quarentões (incentivo)

DSC_6425

1º Jomar Souza

2º Adriano Monteiro

3º Pedro Cabral

4º Robson Almeida

 

Fotografias: Marley Araújo

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s