CEARÁ DE VOLTA AO BRASILEIRO

Após 16 (dezesseis) anos sem etapa cearense do circuito nacional, nova diretoria da confederação brasileira de bodyboarding confirma realização da última deste ano nos verdes mares e provoca euforia em muitos atletas, mas também, nos incontáveis amantes do esporte.

De acordo com calendário no site da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), disputa acontecerá de 15 (quinze) a 18 (dezoito) de novembro, pagará premiação de quinze mil reais (mesmo valor das outras etapas), entretanto, pico da disputa ainda não foi definido.

Nosso estado já sediou dois eventos desse tipo e o primeiro deles foi no Icaraí, no último período da década de ouro do bodyboarding cearense (1999), quando nosso Vladinir Maciel se consagrou campeão brasileiro mirim. O vencedor na principal categoria masculina foi também vice-campeão amador na primeira etapa de circuito mundial realizado no país, nosso Luís Gustavo, contudo, também ganhamos na amadora masculina, com Jander Carvalho, e na mirim, com Tainan Monte. A segunda e última disputa dessa natureza ocorrida na nossa terrinha foi em 2002, ano em que nosso Roberto Bruno acabou conquistando seu terceiro título dos cinco que alcançou, e nossa Patrícia Setúbal o primeiro e único na amadora. Competição aconteceu na Praia do Futuro, teve à frente o grande Miguel Ângelo, se tornou uma das maiores da história, também serviu como a sexta etapa do estadual e cearenses venceram em três categorias: Ricardo Barbosa (profissional masculina), Mário Farney (amadora masculina) e Patrícia Helena (amadora feminina). Até então, só haviamos sediado uma etapa da Copa Brasil, em 1995, na Taíba, que se serviu, inclusive, da última Copa Cavalo Marinho realizada no nosso estado.

Para Tainan Monte, atleta e empresário do ramo, essa futura etapa cearense do circuito brasileiro é muito importante porque permitirá a manutenção do nosso estado como uma grande potência no cenário nacional e já mostra nossa relevância nesse contexto com uma disputa que representará toda a região nordestina.

Para Ednardo Peixoto, ex-dirigente da nossa primeira entidade e diretor executivo da federação estadual, é uma grande oportunidade para as empresas locais aparecerem no cenário nacional e, claro, um evento muito importante para o bodyboarding cearense.

Para Paulo de Tarso, o “Mano”, presidente da associação cearense dos árbitros (ACEAB) e responsável pela primeira etapa do brasileiro na nossa terrinha, realização desse evento será um belo reconhecimento para o trabalho da gestão Tom Santiago à frente da federação local, mas também momento de engrandecimento do esporte. E disse mais: “quanto ao julgamento, disputa nos presenteará com um intercâmbio entre a arbitragem local e a do circuito mundial, haja vista presença do nosso maior representante, o carioca Chico Garritano”.

Já para Tom Santiago, que voltou este ano à presidência da federação estadual (FBCE) e se tornou também diretor regional da confederação brasileira, etapa de novembro tem uma tremenda importância para nosso estado porque poderá se tornar um divisor de águas nessa retomada do bodyboarding local, mas também, porque é uma conquista pessoal e o cumprimento de uma promessa feita aos nossos atletas quando tomou à frente da maior entidade alencarina do esporte.

 

Fotografia de capa: Marley Araújo

 

Fontes complementares:

Cbrasb.com.br

Revista Beach Show 12ª edição

4 comentários

  1. Parabenizo aos esforços de todos pela conquista de trazer uma etapa do Nacional para o Nordeste , principalmente ao Estado do Ceará, essa grande potência no cenário nacional com atletas do mais alto nível , dirigentes, quadro técnico e apoiadores. Fico feliz por esse grande feito !! Desejo sucesso a todos , tenho absoluta certeza que será a melhor etapa de todas e com maior número de inscritos !! Abrindo caminho para outros Estados do Nordeste a se prontificarem a sediar uma etapa desse porte. Aqui do Rio Grande do Norte, com toda certeza estaremos juntos e misturados com essa galera nesse evento maravilhoso e grandioso !!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s