DO ICARAÍ PARA O MUNDO

Com dois títulos estaduais, apenas 23 (vinte e três) anos de idade e figurando como o melhor cearense no circuito mundial deste ano (que já teve três etapas realizadas), Isaias Ravyc, por enquanto, é “top”, possui potencial para se manter entre os melhores do planeta ao final do tour, mas, para isso, tem que participar de toda perna europeia.

De Fortaleza e nascido em 1995, poucos meses antes da proeza cearense de Melk Lopes (que venceu a primeira etapa de circuito mundial realizada no país), nosso mais novo biografado começou no esporte há exatos dez anos, após ver amigos passando em frente à sua casa “com umas pranchas pequenas e quadradas”. Curioso para saber como usariam aquilo, conseguiu dinheiro da passagem e, sem o conhecimento de sua mãe, partiu com eles para o Icaraí onde desceu numa espuma pela primeira vez e se apaixonou. Não demorou muito e ganhou do pai a primeira prancha (Gênesis). Dois anos mais tarde, resolveu se tornar competidor e, na sua inaugural participação no circuito estadual (categoria iniciante), foi finalista, oportunidade em que conheceu seu outro grande incentivador (Eduardo Freitas) e entrou na escolinha dele, a EBI (Escola de Bodyboarding do Icaraí). O amor pelo bodyboarding estava tão grande (e continua) que com aquela idade (quinze anos) foi morar na casa de amigos para poder treinar todos os dias no seu pico preferido. Seus quatro anos seguintes foram assim, perto do mar e longe da família.

IMG-20180711-WA0029 IMG-20180711-WA0046 IMG-20180711-WA0047 DSC_0816

Em 2011 foi vice-campeão cearense amador, vencendo a segunda etapa no Icaraí, que ocorreu no começo do mês de outubro. Seu primeiro título estadual conquistou na temporada seguinte, aos dezessete anos, na categoria amadora, com vitórias na 2ª e 4ª etapas do certame.

Em 2013, já como profissional, terminou ano como o sétimo melhor do estado, tendo conseguido um vice-campeonato na 3ª etapa, onde superou, inclusive, o fenomenal Roberto Bruno, que acabou em terceiro na competição. Alcançou seu título cearense da categoria na temporada posterior, aos dezenove anos, tendo vencido a segunda disputa (Praia do Futuro) de duas realizadas.

DSC_0925 DSC_0991 DSC_0824 DSC_6535

Em 2016 foi morar no Rio de Janeiro, mais precisamente próximo à praia de São Conrado, onda que considera a melhor do país e onde treinou durante 9 (nove) meses. Nesse ínterim, participou pela primeira vez de uma etapa de circuito mundial, a brasileira, na poderosa bomba de Itacoatiara, em Niterói. Ano passado, competiu em três batalhas do tour e conseguiu uma 13ª colocação na chilena de Antofagasta. Por aqui, venceu a única disputa do circuito municipal de Caucaia (que serviu como a segunda do estadual), conquistando esse título.

DSC07791 IMG-20180711-WA0032 IMG-20180711-WA0031 IMG-20180711-WA0037

Nesta temporada, já participou de três etapas do mundial, tendo conseguido a 13ª colocação em “Anto”. Na sequência, foi vice-campeão na triagem de Arica e obteve a 20ª colocação no evento principal. Por último, em Itacoatiara, foi campeão da triagem e o vigésimo terceiro no “main event”, se encontrando, neste momento, na liderança do QEST (Qualifying Event Series Tour) e na 19ª posição da classificação geral, sendo o cearense mais bem colocado (duas posições à frente do Roberto Bruno), o segundo melhor do nordeste e o quarto do país.

DSC_0951 DSC_1285 IMG-20180711-WA0035 IMG-20180711-WA0044

Ravyc já participou também de três etapas do circuito brasileiro (Búzios, São Thomé e Itacaré), entretanto, o que mais deseja agora é enfrentar, pela primeira vez, a perna europeia do circuito mundial, mas, para esse sonho se tornar realidade, precisa muito do apoio de todos e, principalmente, de patrocinadores.

 

Fotografia de capa: Marley Araújo

Outras fotografias: Marley Araújo, Tony D’Andrea, Anderson Guerreiro e arquivo pessoal do atleta

 

Fontes complementares:

Apbtour.com

Federação de Bdoyboarding do Ceará

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s