INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SUPER EVENTO

Na condição de derradeira batalha do circuito brasileiro deste ano e, portanto, com várias disputas pelos maiores títulos do bodyboarding no país, etapa cearense do certame “pegará fogo” e nossa pentacampeã estadual prometeu incendiá-la ainda mais devido seu maior objetivo da atualidade: ser consagrada em casa.

Evento acontecerá de 15 (quinze) a 18 (dezoito) de novembro após dezesseis anos da realização da última disputa dessa natureza no nosso verde mar. Naquela ocasião, Roberto Bruno acabou conquistando seu terceiro título dos cinco que alcançou e nossa Patrícia Setúbal o primeiro e único na amadora. Competição se tornou uma das maiores da história, tinha à frente na federação o grande Miguel Ângelo, também serviu como a sexta etapa do estadual e cearenses venceram em três categorias: Ricardo Barbosa (profissional masculina), Mário Farney (amadora masculina) e Patrícia Helena (amadora feminina). O outro evento do tipo, no litoral alencarino, aconteceu no Icaraí, no último período da década de ouro do bodyboarding cearense (1999), quando nosso Vladinir Maciel se consagrou campeão brasileiro mirim. O vencedor daquela briga, na principal categoria masculina, foi também vice-campeão amador na primeira etapa de circuito mundial realizado no país, nosso Luís Gustavo, entretanto, ainda ganhamos na amadora masculina, com Jander Carvalho, e na mirim, com Tainan Monte. Até então, nosso estado só havia sediado uma etapa da Copa Brasil, em 1995, na Taíba, que se serviu, inclusive, da última Copa Cavalo Marinho por aqui realizada.

A disputa substancial, para nós alencarinos, dessa grande competição que se aproxima, será na principal categoria feminina, onde Patrícia Setúbal, pentacampeã estadual do nível e campeã brasileira amadora, se encontra na terceira colocação do ranking com chances reais de conquistar o maior título do ano no país. Entretanto, para isso, deverá vencer no quintal de casa e torcer para que Maira Viana (tetracampeã carioca e bicampeã capixaba) não termine com o vice-campeonato do evento. “Estou muito focada no meu objetivo, pois sei que nada se consegue sem trabalho duro, então, dedicação e força de vencer não irão faltar”, disse nossa cearense durante sessão fotográfica para este site. Já para a outra atleta capixaba na briga, mais precisamente aquela que ganhou o maior número de campeonatos brasileiros e mundiais da história do esporte, a grande Neymara Carvalho, só a vitória interessa para se tornar decacampeã nacional, caso as outras duas sejam finalistas. 

Na principal da masculina, o carioca bicampeão mundial pró-júnior, Sócrates Santana, é o líder do ranking, mas perderá o título brasileiro se não chegar entre os quatro primeiros e o “baiano voador” Uri Valadão, último tupiniquim campeão mundial profissional, vencer a batalha. O cearense mais bem colocado na classificação geral é o Diego Gomes (14º).

Na open masculina, o carioca Luan Tavares conquistou, já na etapa capixaba do circuito, o bicampeonato nacional seguido da categoria, sendo que, até agora, com vitórias nas duas primeiras etapas. O cearense mais bem colocado na classificação geral é o Pedro Matos, no sétimo posto.

Na open feminina, Luna Hardman (filha da Neymara) só perderá título brasileiro se não participar desta última batalha e a conterrânea, Bianca Simões, quarta colocada do ranking, vencer. A única cearense que participou desta categoria numa das três etapas foi Jamille Carvalho e, por isso, ocupa a penúltima colocação na classificação geral.

Na sub-18, disputa pelo título nacional é entre o capixaba Caio Reis, que lidera ranking com vitórias na primeira e última disputa, e o carioca Thiago Silva, que foi campeão na etapa carioca do circuito. O cearense mais bem colocado na classificação geral é o Paulo Zaranza, na quarta posição.

Na máster, o pentacampeão baiano na categoria, Rômulo Ornelas, com as duas vitórias nas primeiras etapas e a quarta colocação na última, também garantiu, antecipadamente, seu primeiro título brasileiro, o mais importante da sua carreira.

Para Jarbas Soares, presidente da confederação brasileira, expectativa é melhor possível para essa etapa cearense do circuito nacional, pois acredita num grande número de inscrições de atletas locais, nordestinos, mas também, daqueles de outras regiões que se encontram disputando os respectivos títulos da temporada. Além disso, disse ele, “nós queremos que o Nordeste volte ao cenário brasileiro e vamos lutar por isso, pois, essa foi uma das minhas exigências junto à nova diretoria quando assumi presidência da confederação”. 

Para Tom Santiago (presidente da federação estadual e diretor regional da confederação), que acabou de confirmar etapa do brasileiro aqui através de um vídeo numa das redes sociais, acontecimento será o cumprimento de uma promessa feita aos atletas locais, quando assumiu entidade, mas também, muito provavelmente, um novo divisor de águas do bodyboarding cearense.

Ednardo Peixoto, diretor executivo da nossa federação, declinou que expectativa é a melhor possível, pois, estão trabalhando muito para que evento seja o maior do ano no país.

Paulo de Tarso “Mano”, presidente da associação estadual dos árbitros (ACEAB), nos asseverou que está muito motivado, que acontecimento será uma excelente oportunidade para que sua equipe mostre um grande serviço, acredita numa boa performance daqueles árbitros que serão indicados e disse mais: “estarei realizando, durante a competição, uma conferência nordestina dos profissionais do julgamento, objetivando padronização da arbitragem nacional, já que teremos a presença do grande Chico Garritano, head-judge do circuito brasileiro e mundial”.

De acordo com Gustavo Morais, diretor administrativo e financeiro da confederação, inscrições já podem ser feitas no site da entidade (inscrição.cbrasb.com.br), filiações também (filiação.cbrasb.com.br) e poderão ser pagas em até seis vezes sem juros, no cartão de crédito, até o final do próximo mês.

Fotografia: Marley Araújo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s