CONFERÊNCIA INÉDITA

Com dois gigantes do julgamento mundial, dois convidados mais do que especiais e objetivando reunir todos os abnegados avaliadores nordestinos, acontecerá no nosso estado, pela primeira vez na história do esporte, histórico congresso técnico regional.

A “1a. Conferência dos Árbitros de Bodyboarding do Nordeste” ocorrerá, mais precisamente, na noite de sábado que antecederá o último dia de batalhas da derradeira etapa do circuito brasileiro deste ano, e é uma iniciativa de Paulo de Tarso, o “Mano”, presidente da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding).

Encontro objetiva proporcionar ao julgador nordestino uma grande oportunidade de dirimir dúvidas na área, ou seja, reciclar esses profissionais, para que, consequentemente, aconteça uma padronização desse trabalho na região. De acordo com o organizador, dois motivos lhe levaram a construir essa conferência: primeiro, aproveitar presença do Chico Garritano na “Terra do Sol” devido etapa cearense do brasileiro, pois, segundo ele, referido carioca é o mais experiente do planeta e, por isso, se encontra na condição de principal head-judge do circuito nacional e mundial; e a segunda razão é o fato de proporcionar a todos os árbitros da região nordestina, “profissionais dedicados, esquecidos, mal remunerados e sempre criticados”, a chance de receber orientações do comandante da arbitragem mundial, já que julgamento é puramente subjetivo.

Conferência terá também, como dissemos no início, duas presenças especiais: Jarbas Soares, presidente da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), e Tom Santiago, presidente da FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará), os principais responsáveis pela atual inclusão do Nordeste no cenário nacional do nosso esporte.

Quanto aos dois referidos gigantes da arbitragem mundial, ambos possuem currículos extensos, se conheceram na etapa baiana do brasileiro de 1990, mas, o principal evento onde fizeram parte da mesma bancada foi na primeira etapa de circuito mundial realizado no país, em 1995, no Guarujá, quando Melk Lopes, o “Moreno”, fez história e trouxe para o Ceará o troféu de campeão profissional daquela competição. Naquela ocasião, Chico era o head-judge e “Mano” o único árbitro oriundo do Nordeste na comissão técnica.

Chico Garritano faz parte da arbitragem do circuito mundial desde 1995, é head fixo há dez anos e membro da IBA/APB desde 2003. O início de sua história no julgamento se confunde com os primeiros passos do circuito brasileiro, portanto, possui mais de trinta anos de trajetória. Pertenceu a escola de Mauro Rabelé (head-judge da extinta ASP) e, atualmente, é o diretor técnico da nova CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), mas também, o responsável pelo novo livro de regras. Sua expectativa é enorme e já está tratando a futura conferência como uma oportunidade única. “É uma honra ser palestrante ao lado do Mano, profissional exemplar que tenho muita admiração e respeito”. E disse mais: “Aconselho não faltarem, pois, a história do julgamento, seu presente e toda a parte técnica (nacional e mundial) já estão prontas para serem apresentadas!”

Paulo de Tarso, o “Mano”, da escola de Ney Bittencourt e Sérgio Parrá, conta com o crescimento do esporte após encontro, para que saia da situação que se encontra, já que credita à comissão técnica boa parcela da responsabilidade na evolução dos atletas. “Espero também que estejam presentes na conferência todos os representantes de estados nordestinos onde acontecem competições, caso contrário, fracasso será da região, não do encontro. Conto com a força deles, competência e interesse pelo referido crescimento, pois, acredito muito que a salvação do bodyboarding nacional se encontra na região Nordeste.”

I Conferência dos Árbitros de Bodyboarding do Nordeste

Data: 17 de novembro de 2018

Horário: das 19h até 21h

Local: Auditório do Beach Park

Palestrante: Chico Garritano

Mediador: Paulo de Tarso “Mano”

Convidados especiais: Jarbas Soares e Tom Santiago

Pautas: esclarecimento das principais regras do julgamento de bodyboarding, levantamento da atual situação da arbitragem nordestina e padronização do julgamento regional.

 

Fotografia e montagem de capa: Marley Araújo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s