MAIS DOIS MONSTROS NO LEGENDS

Após tomarem conhecimento das inevitáveis participações de Marlus Joca e da minha pessoa no “Bodyboard Legends 2018”, outros dois monstros do nosso estado asseguraram presença e também nos representarão naquela que promete ser “a maior confraternização nacional da história viva do esporte”.

Histórico evento acontecerá no próximo feriadão, mais precisamente de 02 (dois) a 04 (quatro) de novembro, na relembrável Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, pico onde, no último ano da década de oitenta, nosso inesquecível Francisco Rosa conseguiu a façanha de se tornar o primeiro nordestino a subir no pódio de um evento internacional realizado no país, terminando na terceira colocação do “2º International Bliss Competition”. Competição que se aproxima se encontra na última semana para inscrições e é uma iniciativa de outro grande atleta do passado, Marcelo Pedro, campeão carioca profissional em 1995 e único tupiniquim que teve foto estampada numa das edições da primeira revista de surf do planeta, a americana “Surfer”. Além da participação já confirmada da lenda viva do esporte Marcus Carl Kung (pioneiro do país), evento também contará com os precursores cariocas Cláudio Marques, Fábio Aquino e Kiko Ebert, e ainda, com as irmãs Mariana Nogueira (tricampeã mundial) e Isabela Nogueira (campeã brasileira), a Glenda Kozlowski (tetracampeã mundial), o prógono português Paulo Costa, o ilustríssimo capixaba Anderson Pinto, a catarinense Soraia Rocha (bicampeã mundial) e o carioca bicampeão brasileiro, Jeff Urdan.

Como afirmamos no início, equipe cearense na disputa terá também outros dois grandes atletas da história local do esporte, Eriko Vasconcelos e Alberto Maia, além do Marlus Joca (campeão cearense pro/am e nordestino amador 1992) e da minha pessoa (campeão lendário da 2ª etapa do 2º Circuito Master Vip Francisco Rosa).

Eriko Vasconcelos foi vice-campeão mirim/júnior de 1987, ganhou o único circuito da associação da Praia do Futuro, conquistou o vice-campeonato cearense amador sênior de 1989 e foi nosso primeiro campeão master, em 1994. É o atual líder na corrida pelo primeiro título da categoria lendário do Circuito Master Vip Francisco Rosa vencendo a inaugural disputa que aconteceu no mesmo pico da segunda Copa Cavalo Marinho (Taibinha/1989), quando subiu ao pódio na condição de terceiro colocado amador. Já competiu no circuito nacional e sempre foi um excelente drop-knee, inclusive, num grande evento noturno do passado (Drop Knee Contest Night) perdeu no estilo somente para os grandes Francisco Rosa e Rogério Biola.

Já Alberto Maia, o “Filé”, começou no bodyboarding em 1987, ano que nossa primeira entidade estava sendo criada. Estreou numa grande competição duas temporadas depois, na 2ª Copa Cavalo Marinho, onde conseguiu ir até a semi-final e terminar na sétima colocação da categoria correspondente. Ainda naquele mesmo ano, acabou na quarta colocação na amadora júnior da 2ª etapa do Circuito Cearense, perdendo somente para monstros da época, como Marcelo Quinderé (1º), Crisanto Pimentel (2º) e Marlus Joca. Além de já ter competido num dos regionais, foi co-fundador da atual federação estadual (FBCE), além de vice-presidente, assessor jurídico e presidente do tribunal de ética da primeira gestão, que teve como comandante nosso megacampeão Roberto Bruno. Inclusive, o estatuto da nossa maior entidade, ainda em vigor, originou-se sob seu aconselhamento profissional.

Poderemos ter ainda a participação no Rio da segunda campeã cearense da história, que se tornou também a campeã do primeiro Circuito Master Vip Francisco Rosa, a grande Graziela Monteiro, pois ela se encontra batalhando para conseguir as necessárias passagens aéreas.   

Fotografias e montagem: Marley Araújo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s