CEARENSES VENCEM NO BEACH PARK

Com quatro belos dias de sol, boas ondas, recorde de inscritos e vitórias cearenses em cinco categorias de seis disputadas, aconteceu no último feriadão um épico evento que já entrou para a história do esporte como a quarta e última batalha do primeiro circuito brasileiro da nova diretoria da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding).

O “Ceará Terra do Sol Bodyboarding 2018” ocorreu, portanto, de 15 (quinze) a 18 (dezoito) de novembro, no Porto das Dunas (praia do município de Aquiraz distante trinta e dois quilômetros da capital cearense), mais precisamente defronte o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, que ofereceu uma ótima estrutura para a realização desse histórico evento.

DSC_7784 DSC_7819 DSC_8026 DSC_8045

No primeiro dia da competição foram para o mar as primeiras fases das duas principais categorias e o destaque foi a eliminação precoce do cearense Fábio Rodrigues, como também, da bicampeã carioca Nicolle Calheiros e da paranaense Gutta Borges na profissional feminina. Na sexta-feira, notoriedade para a grande vitória do nosso pentacampeão brasileiro (Roberto Bruno) sobre o tetracampeão capixaba Lucas Nogueira, e ainda, a “flipada animal” do também alencarino Diego Gomes, durante sua performance vitoriosa nas oitavas (com combi), que culminou com a eliminação do seu conterrâneo top 24 do mundo, Isaias Ravyc. No terceiro dia, ênfase para o único dez da competição, do potiguar sub-18 Lucas Gabriel, devido um  “ars full rotation”, mais ainda, e principalmente, a comemoração do título de campeã brasileira 2018 da Luna Hardman (filha da pentacampeã mundial Neymara Carvalho) e do também capixaba Caio Reis na sub-18. A paranaense Isa Nunes festejou o título da etapa na open feminina (a única “não cearense” que venceu uma das categorias), assim como, nosso Luiz Gustavo na máster e nosso João Pedro Matos na open masculina. Na sub -18, a final foi toda formada por alunos da escolinha do Caça e Pesca (GBB) e Walisson Soares foi o campeão. No quarto e último dia, destaque para a celebração de Sócrates Santana – que levou título de campeão brasileiro para o Rio de Janeiro após 17 (dezessete) anos de jejum – e para a festa da capixaba Maira Viana, que conquistou seu primeiro título nacional deixando nossa cearense Patrícia Setúbal com o vice-campeonato brasileiro. No final da competição, festança da nossa tetracampeã mundial Isabela Sousa e do nosso campeão estadual João Paulo “Jeff”, que foram os vencedores na primeira participação de ambos numa etapa cearense do circuito nacional. Além do mais, ele entrou para o seleto grupo de bodyboarders alencarinos que ganharam uma etapa de circuito brasileiro na categoria profissional (Francisco Rosa, Luiz Gustavo, Roberto Bruno, Ricardo Barbosa e Isabela Sousa).

DSC_8616 DSC_8566 DSC_8656 DSC_8642

Esta foi a terceira vez na história do esporte que nosso estado sediou uma etapa do circuito nacional e, em todas elas, vencemos na categoria profissional masculina. Na primeira vez (1999), vitória do Luiz Gustavo, e, na segunda (2002), o campeão foi Ricardo Barbosa. Isabela Sousa entrou também para a história como a primeira cearense que venceu uma etapa do circuito nacional no Ceará, já que a capixaba Neymara Carvalho foi a ganhadora na inaugural e a também capixaba Naara Carolyne (campeã brasileira 2008) na seguinte. Outro fato importantíssimo dessa etapa do Beach Park, como apontamos no início da matéria, foi o recorde de inscritos dentre todas as disputas do circuito nacional deste ano. Com isso, ficamos atrás somente do Rio de Janeiro e Espírito Santo em número de inscritos, apesar de ter havido somente um combate no Nordeste. Dentre os estados nordestinos, fomos responsáveis por 72% das inscrições, enquanto que a Bahia (segunda colocada) conseguiu apenas 14% delas.

DSC_8831 DSC_8848 DSC_8870 DSC_8883

Para Tom Santiago, presidente da federação cearense, “evento foi animal”, pois não teve nenhuma reclamação, inclusive, do julgamento. E disse mais: “Foi fácil de fazer porque tive um parceiro (Peixoto) e uma equipe competente. Muito importante finalizar circuito brasileiro aqui no Ceará e mostrar a força do nosso estado”.

DSC_8917 DSC_8894 DSC_8899 DSC_8932

Ednardo Peixoto, diretor executivo da nossa entidade, por sua vez, agradeceu a todos que acreditaram no sonho de trazer a etapa para nosso estado, mais principalmente, ao Tom Santiago, ao Paulo de Tarso e à sua família pelo apoio e incentivo dado.

Já Jarbas Soares, o presidente da confederação, nos externou que evento foi grandioso porque teve ótima estrutura, equipe técnica, estadia e alimentação. “Com certeza vai servir de exemplo para que os outros estados da região passem a acreditar na possibilidade de sediarem uma etapa do circuito nacional”. No final da entrevista, agradeceu a todos os atletas, organizadores, patrocinadores, imprensa e quadro técnico.

 

CAMPEÕES BRASILEIROS 2018

Profissional masculina: Sócrates Santana (RJ)

Profissional feminina: Maíra Viana (ES)

Open masculina: Luan Tavares (RJ)

Open feminina: Luna Hardman (ES)

Sub-18: Caio Reis (ES)

Master 35: Rômulo Ornelas (BA)

 

RESULTADOS DA ETAPA:

Profissional masculina

1º João Paulo “Jeff” (CE)

2º Fábio Soares (RN)

3º Uri Valadão (BA)

3º Éder Luciano (SC)

 

Profissional feminina

1º Isabela Sousa (CE)

2º Maíra Viana (ES)

3º Patrícia Setúbal (CE)

3º Priscilla Medeiros (RN)

 

Open masculina

1º João Pedro Matos (CE)

2º Matheus Williams (CE)

3º Gabriel Castro (CE)

4º Gabriel Lima (CE)

 

Open feminina

1º Isa Nunes (PR)

2º Jamille Carvalho (CE)

3º Aysla Fernandes (RN)

4º Bianca Simões (ES)

 

Sub-18

1º Walisson Soares (CE)

2º José Nascimento (CE)

3º Messias Carvalho (CE)

4º Gabriel Rufino (CE)

 

Master 35

1º Luiz Gustavo (CE)

2º Rômulo Emanuel (CE)

3º Luiz Sérgio (CE)

4º João Paulo Nery (CE)

 

Colaboração: Rodrigo Monteiro

Fotografias: Marley Araújo (álbum completo na nossa fanpage)

Um comentário

  1. Parabéns! Cobertura excelente! Informações objetivas e com a seriedade de um texto mundial. Muito bom! Parabéns aos nossos atletas que se dedicam ao esporte e representam a força, a garra e determinação desse momento! Evento lindo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s