Com boas ondas, muitas disputas pelos respectivos títulos da temporada e aquela energia ímpar dos pioneiros do bodyboarding cearense, aconteceu no último domingo a terceira e última etapa do segundo Circuito Master Vip Francisco Rosa, que premiou os melhores do ano.
Evento ocorreu, portanto, dia 09 (nove) de dezembro, defronte a Barraca Água de Côco, no Morro do Chapéu, na lendária Taíba, e envolveu quase trinta atletas que brigaram pelos títulos da etapa, mas também, pelos do circuito.
Na principal categoria masculina (quarentões), Alberto Colares superou na bateria final o vencedor da etapa anterior (Melk Lopes), ganhou a disputa e, com isso, conquistou o bicampeonato seguido do circuito. Segundo “Betinho”, ano para ele foi um dos melhores de sua trajetória como bodyboarder, pois também foi campeão baiano grand máster invicto (ganhou todas as etapas) e campeão sergipano em duas categorias, a máster e a sênior. E disse mais: “Vencer com minha família toda presente e minha mãe assistindo não tem preço. Estou muito feliz e espero que próximo ano seja melhor ainda porque vou em busca do tricampeonato.” Melk Lopes acabou com o vice-campeonato do circuito, assim como aconteceu em 2017.
No feminino, Graziela Monteiro também venceu a etapa e conquistou o bicampeonato do circuito. “Estou muito feliz, pois me encontro numa fase da vida que venho superando meus limites. Vou focar agora em 2019, incentivar as outras meninas e só tenho a agradecer ao circuito, a essa galera e a Deus.” A barrense Kátia Cristina terminou na segunda colocação da disputa e, de acordo com o quarto critério de desempate do novo livro de regras, também foi a vice-campeã da temporada, deixando Francilene dos Santos (“Fran”) na terceira colocação da classificação geral.
Já na lendários, que iniciou no domingo com dois empatados na liderança do ranking e outros dois na terceira colocação, melhor para Marley Araújo (isso mesmo, minha pessoa) que entrou para a história como o campeão da primeira temporada da categoria. Isso aconteceu em virtude da desclassificação do Eriko Vasconcelos na semi-final e a vitória na etapa de “Dunda Bodyboarder”, que também ganhou a “expression session”. Marcio Ricardo foi o vice-campeão da disputa e também o vice-campeão do circuito.
Para Paulo de Tarso “Mano”, o grande realizador, essa segunda edição do campeonato ratifica a sua condição de que veio para permanecer. Seus grandes objetivos também são seus maiores motivadores, pois houveram contribuições para a família do principal homenageado (Francisco Rosa), recolocação no outside de uma turma brilhante, colaborações para renovação do esporte com as doações para escolinhas, ativação de uma faixa etária que não mais consumia na linha bodyboarding e confraternizações de uma tribo diferenciada porque é a geração de ouro do bodyboarding cearense. E disse mais: “Ganhar aquele abraço apertado da mãe do Rosa, ter um Gustavo Tavares na areia e no mar, presenciar um Alberto Colares competindo como menino, acompanhar a determinação e foco do Pedro Cabral, ter um Melk Lopes no outside, sorrir com Rafael Moraes, ter a boa energia do Alberto Maia, testemunhar o amor do Eriko Vasconcelos pelo esporte, estar presente na primeira final do Gustavo Gracia, ser testemunha ocular do primeiro título lendários do Marley Araújo, ter a galera da Barra do Ceará no circuito, ter nossas heroínas no outside, ter o apoio financeiro dos verdadeiros amantes do bodyboarding e o profissionalismo da ACEAB, isso não tem preço, isso é o Circuito Master Vip Francisco Rosa!!!”
Escolinha beneficiada foi a Maré Alta; Evento teve a presença ilustre do pioneiro local Wilson Sereia (campeão cearense amador sênior 1989); O apoio de outro grande precursor (Bira Teixeira); Foi homologado pela federação; Teve julgamento da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding); Cobertura deste site; E foi patrocinado pela Atual Vidros, do bodyboarder Juan Garcia; High Score, do bodyboarder Tainan Monte; Kcal Sports, do bodyboarder Carlos Ezequiel; Ag Decor Toldos e Persianas, do bodyboarder Gustavo Tavares; Jorge Rebouças Loteamentos, do bodyboarder Jorge Rebouças; Pizzas Hookipa, do bodyboarder Rafael Moraes; Milplast, do bodyboarder Ériko Vasconcelos; Mesquita e Dornelas Advogados Associados, do Gabriel Mesquita (primeiro presidente de fato da entidade pioneira do esporte no estado); Tailor Made Consulting, do bodyboarder Pedro Cabral; Restaurante Self-Service Apressados, da bodyboarder “Fran” Santos; Arrais Veículos; Gênesis; Arena Pro Soccer, do atual presidente da federação Tom Santiago; Bodyboard Show, do megacampeão Roberto Bruno; Eco Metais, representado pelo bodyboarder Melk Lopes.
Fotografia: Marley Araújo
Colaboração na fotografia: Renato Correia (Pinguim)
Campeões do Circuito 2018
Quarentões: Alberto Colares
Quarentonas: Graziela Monteiro
Lendários: Marley Araújo
Campeões da etapa
Quarentões (principal)
1º Alberto Colares
2º Melk Lopes
3º Gustavo Gracia
4º Joseni Paulino
Quarentonas
1º Graziela Monteiro
2º Kátia Cristina
3º Francilene dos Santos
4º Edna Barros
Lendários
1º Dunda Bodyboarder
2º Marcio Ricardo
3º Alexandre Barros
4º Marley Araújo
Quarentões (incentivo)
1º Sidarta Arruda
2º Carlos Wellington
3º Pedro Cabral
4º Jomar de Souza
Campeão “Lio” Expression Session
RANKING FINAL QUARENTONAS 2018