FESTA NA PRAINHA

Com dois dias de muito sol, boas ondas e uma vibração ímpar de todos daquela praia, aconteceu no último final de semana a primeira batalha do circuito estadual de bodyboarding, que apontou aqueles que largaram na frente da corrida pelos maiores títulos cearenses deste ano.

O “Prainha Bodyboard Pro 2019” ocorreu, portanto, nos dias 04 (quatro) e 05 (cinco) de maio, defronte o palanque fixo da AERA (Associação dos Esportes Radicais de Aquiraz) na Prainha, praia situada no município de Aquiraz (distante 26 km da capital), foi realizado pela FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará) e efetivou disputas em 08 (oito) categorias, além de uma demonstração dos alunos da escolinha local.

DSC_9724 DSC_9753 DSC_9693 DSC_9853

Na principal categoria masculina, troféu de campeão foi para o Pecém, após Fabrício Mendes ter obtido a maior média da competição na segunda fase e virado na última onda da final em cima do atual campeão estadual, Eduardo Freitas. Fábio Rodrigues, único vindo da triagem, foi o terceiro colocado e José Willame (único que conseguiu dez unânime no evento) completou o pódio. Na principal da feminina, a única pentacampeã estadual profissional (Patrícia Setúbal) foi a grande campeã obtendo a maior nota e a maior média dentre todas da categoria. Renata Úrsula foi a vice, a atual campeã cearense (Dalete Mousinho) a terceira e Rebecca Fontenele, que veio da triagem conseguindo classificação também numa virada na última onda em cima da Bia Jesus, foi a quarta colocada. Na grand master, para atletas com, no mínimo, 40 (quarenta) anos de idade, taça foi para o maior pensador do bodyboarding cearense, Rafael Moraes, que estava com a “faca nos dentes” e ganhou todas as baterias que disputou. Na premiação, para nosso deleite, “Momó” homenageou o grande Belchior, que nos deixou há exatos dois anos, cantando trecho final do refrão da sua composição intitulada “Alucinação”. Na master, vitória de João Paulo que, durante premiação, agradeceu o quarto colocado (Juan Garcia) por ter lhe incentivado a praticar nosso esporte. Na “open”, os vencedores foram Gabriel Castro e Sâmia Soares, ambos do Icaraí. Na sub-16 deu Erik Ribeiro e, na iniciante, José Augusto, local da Prainha.

DSC_9820 DSC_9814 DSC_9809 DSC_9703

Evento foi especial por vários motivos, mas o principal deles foi a ilustre presença do grande Seikiti Shinmon que, em 1990, foi o primeiro a ser campeão estadual em duas categorias (pro/am e amador), venceu a amadora da terceira Copa Cavalo Marinho e também entrou para a história por ter sido o primeiro atleta do nordeste entre os oito melhores amadores do país (7º no ranking brasileiro). Outro grande feito da etapa foi ter servido para o retorno aos palanques do grande Amadeu Júnior (mesmo que na condição de diretor de prova) e para a volta às competições da musa do bodyboarding cearense, Bia Jesus.

DSC_9787 DSC_9868 DSC_9832 DSC_9804

Para Tom Santiago (presidente da federação), a etapa serviu para “recarregar suas baterias”, tendo em vista tratamento da comunidade daquela localidade. O mar foi uma grata surpresa e o julgamento como sempre impecável. Para ele, evento também serviu para provar que tudo feito com muito amor supera qualquer tipo de problema e, por fim, agradeceu: “Quero agradecer a todos por ter vivido isso nesse final de semana, pois, foi um aprendizado que carregarei comigo por toda a vida”.

Para Ednardo Peixoto (diretor executivo da entidade), a pequena estrutura do palanque fixo e a pouca participação das competidoras profissionais do nosso estado não foram suficientes para impedir que o evento superasse suas expectativas. A receptividade de todos da Prainha, as ondas presenteadas pelo mar, além do belo julgamento da nossa ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding), foram os fatores gratificantes.

Já Paulo de Tarso, o “Mano” (presidente da associação arbitral), fez quatro notáveis constatações: “A importante decisão de terem incluído a categoria grand master, porque ela é formada por atletas com condutas e posturas formidáveis; a aprovação da Prainha para realização de grandes eventos; a evolução até das meninas na execução das manobras mais modernas; e o desempenho do meu quadro técnico que aprendeu a julgar fácil e foi bastante elogiado por vários atletas, me deixou muito feliz”. E finalizou: “Quero parabenizar a federação, nas pessoas do seu presidente e do seu diretor executivo, por todos os esforços empreendidos para realização dessa excelente etapa, porque esporte estava parado e colocaram na praia um evento de alto nível”.

Resultados

DSC_9960 

Profissional masculina

1º Fabrício Mendes

2º Eduardo Freitas

3º Fábio Rodrigues

4º José Willame

 

DSC_9950 

Profissional feminina

1º Patrícia Setúbal

2º Renata Úrsula

3º Dalete Mousinho

4º Rebecca Fontenele

 

DSC_9945 

Grand Master

1º Rafael Moraes

2º Joseni Paulino

3º Marcondes Ramos

4º Leonardo Almeida

 

DSC_9947 

Master

1º João Paulo

2º Rômulo Emanuel

3º Alberto Colares

4º Juan Garcia

 

DSC_9941

Open Masculina

1º Gabriel Castro

2º Gabriel Lima

3º José Welson

4º Thiago Souza

 

DSC_9949 

Open feminina

1º Sâmia Soares

2º Jamille Carvalho

3º Cely Silva

4º Viviane Leite

 

DSC_9939 

Sub-16

1º Erik Ribeiro

2º José Augusto

3º Rafael Ramos

4º Robert Christian

 

DSC_9938 

Iniciante

1º José Augusto

2º Gabriel Rufino

3º Robert Christian

4º Josué da Costa 

Fotografias: Marley Araújo

4 comentários

  1. Marley vc arrebentou mais uma vez nessa matéria, muito obrigado pela homenagem, vc mora no meu coração!! Bjao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s