Ainda sob influência da lua cheia, com dois belíssimos dias de sol e muitas disputas acirradas, aconteceu no último final de semana a etapa de encerramento do circuito estadual que definiu os melhores atletas do bodyboarding cearense deste ano.
O “Cilindro Aquiraz Contest Bodyboarding Pro 2019” ocorreu, portanto, nos dias 15 (quinze) e 16 (dezesseis) de novembro, ao lado do palanque fixo da Prainha, foi homologado pela CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), teve julgamento da ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding), cobertura deste site, sistema de notas e transmissão via internet da Surfbyte, a maior premiação em dinheiro do ano (cinco mil reais), troféus para todos os finalistas, além de pranchas, pés de pato e kits para as categorias amadoras.
Na principal categoria masculina, José Willame venceu todas as baterias que disputou, foi o campeão da etapa, mas Diego Gomes, com a segunda colocação no evento, alcançou seu segundo título estadual da categoria. Fabrício Mendes, que estava liderando o ranking e era o grande favorito, acabou perdendo nas quartas de final para Vagner Gomes.
Na principal da feminina, Patrícia Setúbal ganhou novamente e se tornou hexacampeã estadual profissional vencendo todas as três etapas do certame. Rebecca Fontenelle foi a vice-campeã do evento, mais também, a vice-campeã estadual deste ano.
Na grand master, para atletas com, no mínimo, 40 (quarenta) anos de idade, o pioneiro do bodyboarding macaense, Gustavo Gracia, não tomou conhecimento do favoritismo de todos os outros e conquistou a principal taça da competição, todavia, título de campeão cearense foi para a Barra do Ceará porque a quarta colocação na última bateria assegurou liderança do ranking final para Marcondes Ramos, o “Kokão”.
Na master, Frederico Tavares foi o grande vencedor, contudo, apesar de não ter ido para a final, Alberto Colares se tornou tetracampeão cearense da categoria (03/07/08/19). Na “open” masculina, Walisson Soares ganhou, mas Gabriel Castro, que acabou de se tornar campeão brasileiro sub-16, conquistou seu primeiro título estadual e obteve as duas maiores notas do evento.
Na “open” feminina, Ana Paula (Paulinha) venceu, mas Jamille Carvalho conquistou o bicampeonato seguido na categoria. Na sub-16, José Augusto, o Zé da Praia”, ganhou o evento, o título do ano e ainda foi também campeão cearense na iniciante, apesar do Marcell Sousa ter vencido o evento nessa categoria.
Tom Santiago (presidente da federação), ficou extremamente feliz porque conseguiram colocar uma estrutura na praia que o bodyboarding cearense merece e porque clima de alegria dos atletas foi muito grande. E finalizou: “Esperamos manter esse padrão para todo o circuito do próximo ano.”
Ednardo Peixoto (diretor executivo da entidade), por sua vez, agradeceu ao Marcelo Barros pela importantíssima performance na condição de novo diretor de eventos da federação e concluiu: “Parabéns a todos que contribuíram para sucesso da etapa.”
Já Paulo de Tarso, o “Mano” (presidente da associação arbitral), destacou o desfecho digno da tradição do bodyboarding cearense do circuito deste ano devido excelente estrutura e a notável performance técnica de todos os competidores “que deram seu máximo na exploração da onda”. E atestou mais: “Finalizo dizendo que o grande momento para meu aprendizado na etapa foi a brilhante aula ministrada pelo megacampeão Roberto Bruno que conseguiu se livrar de uma marcação e obter a nota que precisava para a classificação, tudo isso num minúsculo espaço de tempo, proporcionando um momento de muita vibração e emoção do evento, um verdadeiro espetáculo para todos, inesquecível!”
Evento foi patrocinado pela High Score e Cilindro, teve co-patrocínio da Genesis, Invert Style e Governo Municipal de Aquiraz, apoio da Divulg Sign, Arena Pro Soccer, Bodyboard Show, meubodyboard.com, Barraca do Louro, Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, Cagece, Pousada Solarium, Roots Burger, Infolink Telecom, Aera, Cozinha da Danny, Frigofrango, RM, Dona Diva, The Street Tattoo, Tinta Preta Tattoo e Cláudia da Pesca, além da cobertura também do fotógrafo Luigi Ewerton.
Resultados
Profissional masculina
1º José Willame
2º Diego Gomes (campeão cearense 2019)
3º Anderson dos Santos
3º Vagner Gomes
Profissional feminina
1º Patrícia Setúbal (campeã cearense 2019)
2º Rebecca Fontenele
3º Dalete Mousinho
4º Jamille Ferreira
Grand Master
1º Gustavo Gracia
2º Alberto Colares
3º Rafael Moraes
4º Marcondes Ramos (campeão cearense 2019)
Master
1º Frederico Tavares
2º Rômulo Emanuel
3º Juan Garcia
4º João Paulo
(Alberto Colares campeão cearense 2019)
Open Masculina
1º Walisson Soares
2º Gabriel Castro (campeão cearense 2019)
3º Gabriel Lima
4º Mathias Piter
Open feminina
1º Ana Paula
2º Jamille Carvalho (campeã cearense 2019)
3º Cely
4º Clara Pontes
Sub-16
1º José Augusto (campeão cearense 2019)
2º Gabriel Castro
3º Matheus Billy
4º Josué da Costa
Iniciante
1º Marcell Sousa
2º Paulo Kleber
3º Gabriel Rufino
4º Ângelo Gabriel
(José Augusto campeão cearense 2019)
Fotografias: Marley Araújo
Parabéns pela excelente matéria.
Eleva cada vez mais o nível do esporte.
Leide Castro
Mãe do grande campeão Gabriel Castro. Uooolll🤗🥰
Faltou dizer que o Gabriel Castro cresceu e aprendeu a surfar no ICARAÍ, aluno do Eduardo Freitas e do João Paulo Jeff,