TREZE FUTUROS ÁRBITROS

Com presença recorde de trinta participantes e a formação de treze aptos para estagiarem nos próximos eventos treinos homologados pela federação, terminou antes de ontem o quarto curso para formação de novos árbitros realizado pela ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding).

Curso aconteceu de 11 (onze) a 13 (treze) de fevereiro, das 19h até as 22h, no Centro Cultural Belchior, situado no calçadão da Praia de Iracema, e foi organizado pelo atual presidente da entidade (Paulo de Tarso), juntamente com o promoter de eventos e ex-dirigente dela (Amadeu Júnior). Como esperado, curso correspondeu às expectativas e se tornou o maior de todos, superando o terceiro (que terminou no início de abril de 2016), o segundo (que foi encerrado no dia onze de agosto de 2015) e o primeiro, que decorreu no auditório do ginásio Paulo Sarasate, em julho de 2013.

No primeiro dia desse quarto curso, além da cerimônia de abertura, houve apresentação dos instrutores, palestrantes e treinandos, como também, palestras sobre a história do bodyboarding (ministrada por Marley Araújo, do site Nas Ondas do Ceará), sobre entidades gestoras do esporte (ministrada por Ednardo Peixoto, da FBCE) e sobre manobras básicas e de vanguarda (ministrada por Eduardo Freitas, coach e atleta profissional).

No segundo dia, o head judge Waldery Junior apresentou os critérios de julgamento, Reginaldo Cabral (também head) tratou de planilhas e somatório de notas e, por último, o presidente da entidade palestrou sobre o tema interferências.

No terceiro e derradeiro dia, Amadeu Júnior falou sobre os eventos de bodyboarding, Ednardo Peixoto (diretor executivo da FBCE) expôs sobre ética e moral no esporte e, logo após, aconteceu a cerimônia de encerramento.

Amadeu Júnior, promoter do curso, apontou como ponto positivo o grau de maturidade dos alunos (a maioria vindo de projetos sociais) que, segundo ele, prometem quebrar a célebre relação 7/1, onde de cada sete alunos apenas um se tornou árbitro. Destacou também a participação dos palestrantes Paulo de Tarso, Ednardo Peixoto, Walderi Júnior, Marley Araújo, Eduardo Freitas e Reginaldo Cabral, que, na sua opinião, mostraram muita segurança nos conteúdos apresentados, sempre focando em temas atuais e práticos. E disse mais: “Único senão do curso foi a baixa participação dos atletas profissionais. Quem não foi perdeu uma ótima oportunidade de reciclar conhecimentos.”

Paulo de Tarso, o “Mano”, presidente da associação arbitral cearense, por sua vez, disse que curso foi realizado de forma brilhante porque ofereceu um vasto conteúdo de informações atualizadas sobre todos os tópicos que envolvem o julgamento. Afirmou ainda que os alunos demonstraram muito interesse, participaram bastante e que o próximo passo será a parte prática com três bodytreinos. E completou: “Quero agradecer muito o Amadeu Júnior por ter tornado uma realidade nosso quarto curso e destacar a honrosa presença do responsável pelo projeto Juventude na Onda, o secretário de esporte da prefeitura municipal de Fortaleza, senhor Júlio Brizzi, que, no último dia, o abrilhantou com informações incentivadoras para a prática do esporte.”   

Curso foi promovido pela ACEAB (Associação Cearense dos Árbitros de Bodyboarding), teve a cobertura deste site e o apoio da FBCE (Federação de Bodyboarding do Ceará), do Centro Cultural Belchior, do Instituto Iracema e da Prefeitura de Fortaleza.

Formados na parte teórica:

Ana Cristina Gomes de Sousa;

Ana Paula Curacy de Carvalho

Carlos Wellington S. Bernadino

Edna Pereira Barros

Fagner Santos da Silva

Francisco Geraldo Ribeiro Júnior

Gabriel Oliveira Bernardino

Gleuson Farias Lima

Otávio Clayson

Paulo Emílio R. Rocha

Rebecca Fontenele Costa Meireles

Rivaldo da Costa Sampaio

Vagner Gomes de Paula

Fotografias: Marley Araújo    

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s