HEXACAMPEÃ CEARENSE

Além de ter entrado para a história como a primeira alencarina campeã brasileira amadora e primeira campeã cearense profissional, ela também é a maior vencedora do nosso circuito estadual e campeã nacional pela associação brasileira feminina de bodyboarding.

Educadora física, mestre em capoeira e segunda maior bodyboarder cearense da história do esporte, Patrícia Setúbal desceu suas primeiras ondas na Praia de Iracema, há 24 (vinte e quatro) anos, mais precisamente em 1996, temporada que Roberto Bruno conquistou o vice-campeonato amador na segunda etapa brasileira do circuito mundial. Dois anos depois, quando tinha doze anos, competiu pela primeira vez num evento, tipo “bodytreino”, defronte a barraca Mandacaru, no pico onde se tornou local (Praia do Futuro) e contra meninos, já que não teve meninas suficientes para uma disputa exclusivamente feminina. Aos quinze anos (2001), em vez de festa, pediu e ganhou de sua avó passagens para a ilha Fernando de Noronha, onde estreou numa etapa de circuito brasileiro.

Seu primeiro grande troféu conquistou em 2002, se tornando a primeira cearense campeã brasileira amadora. Em 2009, ganhou a primeira taça de campeã profissional da história do circuito estadual, numa soma de bons resultados dos três certames locais da temporada (federação, liga e associação municipal). No ano seguinte, começou conquistando (março) o vice-campeonato do 1º Noronha Ambiental Bodyboarding Pro. Em setembro, na sua estreia num circuito mundial, obteve sua melhor colocação (até hoje), a terceira colocação da sétima etapa que aconteceu na Praia da Armação, na capital baiana. No último mês daquele ano, venceu ainda o Desafio Brasileiro de Bodyboarding, na Praia do Futuro, e se tornou bicampeã estadual. Em 2011, além de ter conquistado o tricampeonato cearense, criou o projeto “Bodyboard com Saber”, com aulas práticas defronte a barraca Itapariká, no Caça e Pesca, onde se tornou a primeira professora do Diego Gomes (bicampeão cearense profissional). No ano seguinte, foi vice-campeã do 2º Campeonato Brasileiro de Bodyboard Feminino na Pororoca, campeã do 3º Noronha Ambiental, vice-campeã da 3ª etapa do Super Abreus na praia pernambucana de Gaibú e, para completar, campeã do único circuito da Associação Brasileira Feminina de Bodyboarding (ABFBB). Em 2014, ganhou seu primeiro modelo de prancha da Air Bodyboards, nos dois anos seguintes conquistou outros dois títulos estaduais, mais também, duas quintas colocações em 2016, nas etapas do Brasil e Portugal (Itacoatiara/Sintra), que lhe fizeram terminar temporada como a décima melhor do mundo.

Em 2017, foi a terceira melhor do país, na etapa única que representou o retorno do circuito brasileiro, voltou a terminar na quinta colocação da etapa brasileira do mundial (Itacoatiara) e subiu ao pódio (4º lugar) da terceira etapa do circuito europeu, na Ilha da Madeira, numa final que envolveu as campeãs mundiais Isabela Sousa, Neymara Carvalho e Ayaka Suzuki. Ano retrasado, foi vice-campeã brasileira e, na temporada passada, sexta melhor do país, como também, hexacampeã cearense.

Fotografias: Marley Araújo

Fontes:

cbrasb.com

apbtour.com 

http://blog.opovo.com.br/

http://www.m3media.com.br/abreus

http://waves.terra.com.br/

http://genesisbb.com.br/

http://innersurf.blogspot.com.br/

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

2 comentários

  1. SHOW MARLEY MASSA BELA MATÉRIA MAIS QUE MERECIDA PATRICIA SURFA MUITO KBÇA É FERA TOME DROPNEE KKK ABRAÇÃO A TODOS BODYBOARD É VIDA ROSA VIVE SEMPRE NUNCA MORRERÁ VALEU DUNDABODYBOARDER PI PONTE METÁLICA CE

  2. Grande mulher, grande bodyboarder, as vezes incompreendida por muitos mas respeitada por todos, talento forjado com muita determinação e amor próprio, sempre a vi como um ponto fora da curva, nas baterias que a julguei muitas vezes fui surpreendido pela leveza e simplicidade do seu surf, depois de toda essa trajetória descrita ai em cima pelo bob marley só me resta dizer muito obrigado, tenho orgulho de ser cearense!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s