NORDESTINO DE FIBRA

Figurando como único cearense que conseguiu ganhar uma etapa do mundial na principal categoria do masculino (Guarujá/1995) e dono, claro, da primeira grande performance da história estadual do esporte (25° do mundo/1995), Melk Lopes também já foi vice nacional amador, vice nordestino, várias vezes campeão local, campeão pernambucano e, recentemente, bi-vice do campeonato que homenageia nosso principal pioneiro e reúne os mais antigos atletas do bodyboarding alencarino.

Lembrado como um dos lendários surfistas de madeirite da Ponte Metálica (pico berço do bodyboarding cearense), ele começou no esporte em 1987, após ganhar prancha da marca Elton do seu tio Francisco Cirino. Estreou nas competições no ano seguinte, conseguindo terminar na 8ª (oitava) colocação do ranking amador júnior estadual. Era local da Praia de Iracema devido avó que morava no bairro, e sempre teve muito apoio da família, mas principalmente, do seu saudoso pai, Jeová Lopes, que, inclusive, era muito presente nos campeonatos.

Em 1989, venceu sua primeira etapa do estadual e terminou temporada como o quarto melhor do estado na pro/am e terceiro na amadora júnior. Em 1991, foi campeão amador da 4° Copa Cavalo Marinho batendo na final o carioca campeão brasileiro da categoria naquele ano (Rodolfo Fiuza) e terminou período com o vice estadual na amadora júnior. Em 1992, foi terceiro colocado, ao lado do Eriko Vasconcelos, do histórico evento noturno de drop-knee no quintal de casa, perdendo apenas para as feras do estilo Francisco Rosa e Rogério Biola. Em 1993, além de ter conquistado seu primeiro título estadual, foi vice nacional amador na etapa pernambucana do brasileiro em Maracaipe (perdeu apenas para Roberto Bruno) e vice nacional da temporada, resultado que lhe garantiu no mundial amador (ISA GAMES) do ano seguinte, que aconteceu no Rio de Janeiro e onde nosso biografado terminou como o terceiro melhor. Ainda em 1994, Melk conquistou o bicampeonato estadual amador e a terceira colocação na principal categoria da etapa pernambucana do brasileiro (Maracaipe), ao lado do Francisco Rosa.

Em 1995, aos vinte anos e já como profissional, foi vice nordestino, campeão cearense, e em julho, há exatos 25 (vinte cinco) anos, conquistou também o maior resultado de um alencarino numa competição, a primeira etapa brasileira do circuito mundial, ocorrida no famoso Canto do Maluf, na praia de Pitangueiras, Guarujá, São Paulo. Nosso cearense simplesmente virou na última onda em cima do carioca que foi campeão mundial do ano anterior, daquele ano e dos dois seguintes (Guilherme Tâmega) e ganhou a disputa. Além dele, Melk superou também o outro fluminense campeão mundial amador do ano anterior (Jefferson Anute), performance testemunhada, inclusive, pelo nosso único árbitro fixo (Paulo de Tarso) da primeira entidade nacional (Abrasb), que se recusou a julgar aquela final por ter sido tomado pela emoção. Com a décima sétima colocação na etapa portuguesa, acabou aquele período como o 25° melhor do mundo, mas também, como o quinto melhor do país.

Em 1996, além de ter ganho a segunda etapa do circuito  nordestino (Praia do Rainha/Maceió), foi campeão pernambucano vencendo duas etapas em Maracaipe. Em 1998, foi campeão da segunda etapa do paulista, em Itanhaém, e o sexto melhor do Brasil. Em 1999, na primeira etapa cearense do circuito nacional, obteve a quarta colocação, seis anos depois (2005) foi presidente da federação cearense e, recentemente, foi vice das duas primeiras edições do circuito que homenageia Francisco Rosa e que reúne os mais antigos atletas do bodyboarding estadual.

Colaboração: Rodrigo Monteiro

Fotografias: Marley Araújo  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s